Festivais - GONE GIRL ABRIRÁ NYFF
     
 

PUBLICADA EM 17.07.14

Myrna Silveira Brandão

Gone Girl de David Fincher, terá sua première mundial como o filme de abertura da 52ª edição do Festival de Nova York (26.09 a 12.10).

 
Ao fazer o anúncio, Ken Jones, diretor do NYFF e membro do comitê de seleção, disse que Gone Girl é muitas coisas de uma vez só.
 
“É um grande filme, baseado numa obra literária fenomenal e dirigido por um dos maiores diretores americanos da atualidade. Estamos bastante orgulhosos de ter a première mundial deste filme abrindo a noite de gala do Festival de Nova York”, declarou Jones no seu segundo ano à frente do evento.  
 
Baseado no best-seller de Gillian Flynn, Gone Girl  é um thriller sobre um homem suspeito de ter assassinado sua esposa.
 
O filme segue Nick Dunne (Ben Affleck)  cuja esposa Amy (Rosamund Pike) desaparece no quinto aniversário de casamento e ele pode ter envolvimento no caso. O elenco inclui ainda Neil Patrick Harris e Tyler Perry.
 
A abertura do NYFF  é um ponto importante para um filme iniciar sua carreira. Fincher já abriu o NYFF em 2010 com A Rede Social, que ganhou três Oscars (foi nomeado para oito).  Capitão Phillips, de Paul Greengrass que integrou a  seleção do ano passado foi indicado em seis categorias.
 
Conforme também já divulgado, a 52ª edição terá, entre os destaques da Mostra Revivals – que se caracteriza por trazer de volta aos espectadores, filmes recentemente restaurados –  uma retrospectiva de Joseph L. Mankiewicz e sessão especial com Hiroshima, meu Amor, de Alain Resnais e  Era uma Vez na América, de Sergio Leone, que inclui 22 minutos de imagens inéditas.
 
O Festival de Nova York é uma das mostras cinematográficas mais importantes dos Estados Unidos centrando sua programação no que de melhor aconteceu no ano, garimpada em grandes festivais como Sundance, Berlim, Cannes e Veneza.
 
A primeira edição, já no longínquo ano de 1963 abriu com O Anjo Exterminador, de Luis Buñuel (México) e incluiu na sua seleção Barravento, de Glauber Rocha.