Festivais - NYFF ENCERRARÁ COM FILME DE IÑÁRRITU
     
 

PUBLICADA EM 21.07.14

Myrna Silveira Brandão

Birdman, do mexicano Alejandro González Iñarritu, será o filme de encerramento de sua 52ª edição do Festival de Nova York (26.09 a 12.10).

Ken Jones, diretor do NYFF, disse que o filme é consistentemente surpreendente e criativo.
 
“Ele nos põe a nocaute. Quando pensamos  que o filme está indo numa direção Iñárritu muda a marcha e nos leva para outro lugar completamente inesperado: o filme é como uma máquina intrincada gerando cada vez mais uma energia bela e radiante”, declarou Jones com muitos elogios também para o elenco.
 
“Todos os atores são incríveis e se integram perfeitamente à trama,  mas Michael Keaton está impressionante. Ele sempre foi ótimo e, na minha opinião, é um ator subestimado.  Mas desta vez, ganhou o papel que merece”, ressaltou Jones, em seu segundo ano à frente do evento.
 
Birdman é uma comédia de humor negro e conta a história de um ator em decadência (Keaton), que precisa resolver os problemas e imprevistos da vida e a montagem de um espetáculo da Broadway, que poderá lhe trazer sucesso novamente.
 
Além de Keaton, estão no elenco Zach Galifianakis, Edward Norton, Andrea Riseborough, Amy Ryan, Emma Stone e Naomi Watts.
 
Fotografado ótimo Emanuel Lubeski (Árvore da Vida e Gravidade), o filme tem um grande elenco: além de Keaton, estão no elenco Zach Galifianakis, Edward Norton, Andrea Riseborough, Amy Ryan, Emma Stone e Naomi Watts.
 
É a terceira vez de Iñárritu retorna ao festival nova-iorquino, onde já esteve em 2000 com Amores Brutos e em 2003 com 21 Gramas.
 
Conforme já divulgado, Gone Girl, o esperado novo trabalho de David Fincher abrirá o festival e Inherent Vice, de Paul Thomas Anderson será o tradicional Centerpiece, um filme que se destaca pela inovação e criatividade.
 
Birdman, que tem previsão de estreia nos cinemas em outubro próximo, será também o filme de abertura do Festival de Veneza (27.08 a 06.09).