Festivais - NYFF TERÁ PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA
     
 

PUBLICADA EM 22.08.14

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Cinema de Nova York anunciou a programação de sua 52a edição que acontecerá de 26.09 a 12.10.

A seleção traz 30 títulos e, mais uma vez, se caracteriza pela diversidade, com diretores de vários países e diferentes estilos de cinema, conforme ressaltado por Kent Jones, diretor do festival.
 
“A programação inclui documentários, biografias, comédias, aventuras, épicos e inovadoras explorações. Eu espero que os espectadores gostem tanto de vê-los quanto nós gostamos quando os selecionamos”, afirmou Jones, complementando que algumas vezes o frescor do cinema o entusiasma.
 
“Nesta edição, nós temos filmes que nos deixam eletrizados, estando entre eles os primeiros e últimos trabalhos de consagrados cineastas,  todos essenciais.  A seleção deste ano lembra as razões pelas quais eu amo tanto o cinema e o mesmo acontecerá com os espectadores”, declarou Jones.
 
A partida será com Gone Girl, o aguardado novo trabalho de  David Fincher, que  terá sua première mundial no evento.
 
Baseado no best-seller de Gillian Flynn, Gone Girl  é um thriller sobre um homem suspeito de matar a esposa. O elenco, liderado por Ben Affleck, inclui Rosamund Pike, Neil Patrick Harris e Tyler Perry.
 
A tradicional “Center Piece”, destaque para um filme criativo e inovador, será Inherent Vice, de Paul Thomas Anderson, que terá sua primeira sessão pública no NYFF.    
 
O filme, um drama criminal e de mistério,  é o primeiro longa adaptado de um livro de Thomas Pynchon, Inherent Vice e traz nos papéis principais Joaquin Phoenix, Josh Brolin  Reese Witherspoon e Benicio Del Toro.
 
Ambientada em Los Angeles em 1970, a história segue  o detetive viciado em drogas Larry “Doc” Sportello (Phoenix), que  investiga o desaparecimento de sua ex namorada.
 
Birdman, do mexicano Alejandro González Iñarritu, que também terá première mundial no NYFF, será o filme de encerramento.  
 
O filme é uma comédia de humor negro e conta a história de um ator em decadência (Michael Keaton), preparando a montagem de um espetáculo da Broadway, que poderá lhe trazer sucesso novamente, mas precisa resolver os problemas e imprevistos da vida. 
 
Além de Keaton, estão no elenco Zach Galifianakis, Edward Norton, Andrea Riseborough, Amy Ryan, Emma Stone e Naomi Watts.
 
Alguns filmes, que terão première para o público americano no NYFF,  foram premiados ou fizeram muito sucesso em  outros festivais.  
 
Vários vieram de Cannes como: Two Days, One Night, de Jean-Pierre & Luc Dardenne; Foxcatcher, de Bennett Miller; Maps to the Stars, de David Cronenberg; Clouds of Sils Maria, de Olivier Assayas; Goodbye to Language, de Jean-Luc Godard; e Mike Leigh com Mr. Turner pelo qual Timoty Spall ganhou o prêmio de melhor ator no festival francês,  no papel do famoso pintor J. M. W. Turner. 
 
Lançado em Sundance, Whiplash, de Damien Chazelle,  ganhou no festival independente, o Grande Prêmio do Júri e também de Audiência no Sundance/2014. 
 
Um título bastante aguardado é Amar, Beber e Cantar, último trabalho de Alain Resnais. Já lançado no Brasil, o filme ganhou na edição deste ano do  Festival de Berlim, o Urso de Prata Alfred Bauer, prêmio dedicado a um trabalho inovador e que abre novas perspectivas para o cinema.
 
O consagrado diretor francês – morto em março deste ano – também está representado na Mostra Revivals com seu primeiro filme Hiroshima Meu Amor.
 
A Revivals, que se caracteriza por trazer de volta aos espectadores filmes recém- restaurados terá  também uma retrospectiva de Joseph L. Mankiewicz e uma sessão especial com Era uma vez na América (1984), de Sérgio Leone, numa versão que inclui 22 minutos de imagens inéditas.