Festivais - O HORROR DA GUERRA
     
 

PUBLICADA EM 16.09.14

Carlos Augusto Brandão

‘71, de Yann Demange deu início às sessões para a imprensa da 52ª edição do Festival de Nova York.

Tendo como tema, a  guerra civil na Irlanda do Norte,  o filme segue Gary,  um jovem e desorientado soldado britânico, que  é acidentalmente abandonado por sua unidade nas ruas mortais de Belfast em 1970.  Confrontado com uma teia angustiante de bairros e rivalidades, o soldado  tenta desesperadamente  encontrar seu caminho de volta para a segurança.
 
Gary é vivido  por Jack O’ Connell – mais conhecido pela interpretação de James Cook na série de tevê Skins – liderando um bom elenco  que conta ainda com Paul Anderson e Sean Harris.
 
Demange diz que quis fazer um filme que fosse verdadeiro sobre os problemas políticos da Irlanda do Norte.
 
“Eu não queria ser nem muito polêmico nem  tentar ensinar as coisas para as pessoas, mas também queria que fosse interessante até para minha sobrinha e meu sobrinho de 20 anos de idade”, diz  ressaltando que, desde o início, percebeu que era uma história com inúmeras tonalidades de cinza relativas ao conflito. 
 
“Mas uma das coisas que mais me prendeu  foi o elemento “perseguição”. É uma trama visceral, muscular, um thriller, mas isso não bastava. Não é cabível  abordar  um tempo importante da história de um povo apenas para fazer um filme de perseguição”, afirma o diretor, que precisou vencer muitos obstáculos para filmar ‘71.
 
“Para reproduzir o cenário da época,  transformamos  uma via em Blackburn  em campo de batalha ficcional. Fumaça, carros blindados, ônibus queimando e entulho encheram as ruas durante os 10 dias necessários para as tomadas”, conta Demange –  bem sucedido diretor de séries para tevê ,entre elas Top Boy e Dead Set – que está estreando na direção para cinema com esse filme.
 
Tendo concorrido  ao Urso de Ouro na última edição da Berlinale,  o filme foi muito bem recebido no festival alemão, onde ganhou uma menção especial do Júri Ecumênico.