Festivais - NYFF ASSISTE AO HORROR
     
 

PUBLICADA EM 19.09.14

Carlos Augusto Brandão

The Look of Silence, de Joshua Oppenheimer, sobre o terrível genocídio indonésio, vai fundo nos crimes da ditadura de Suharto.

Vindo de Veneza, onde ganhou o Grande Prêmio do Júri, que equivale ao segundo lugar, e também o da crítica internacional (FIPRESCI), o documentário foi mostrado ontem na 52ª edição do Festival de Nova York e estarreceu a plateia.
 
O filme é a sequência de O Ato de Matar (2012) sobre o genocídio indonésio, nos anos 1960.  Os assassinos do primeiro filme são entrevistados por Adi Rukun, um indonésio vendedor de óculos, cujo irmão mais velho foi um dos mortos do genocídio. Através das entrevistas gravadas pelo diretor, os assassinos encenam como matavam as pessoas.
 
Adi, bem como os espectadores, assistem incrédulos, a todo o horror que aconteceu na ocasião.
 
Oppenheimer revela o motivo de ter dirigido mais um documentário sobre o genocídio.
 
“O Ato de Matar é um memorial a todos que se foram.  Há uma consciência geral na Indonésia de que o que aconteceu foi errado, mas alguns dos assassinos são considerados heróis nacionais.  Eu tinha interesse em saber como as pessoas conseguiriam conviver com os assassinos, após tudo que aconteceu”, afirma.
Adi, por sua vez, diz que o filme não pode consertar o que foi quebrado, mas pode ajudar as futuras gerações.
 
The Look of Silence  está disponível no Youtube com legendas em idiomas locais, para que possa ser visto pelo maior número de pessoas.