Festivais - ASPECTOS SOCIAIS E POLÍTICOS DO ESPORTE
     
 

PUBLICADA EM 04.10.14

Myrna Silveira Brandão

Na extensa e importante programação do Festival de Nova York, a mostra “Spotlitht on Documentary” foi o destaque ontem.

Destinada ao gênero documental, inclui biografias, denúncias, arte, episódios da guerra e retratos de pessoas famosas como é o caso, por exemplo, de Seymour: An Introduction, dirigido pelo ator e diretor Ethan Hawke.
 
Red Army, dirigido por Gabe Polsky, é outra atração da programação, mostrado para o público nova-iorquino, após ter sido projetado em Cannes e Toronto.
 
No documentário, de 85 minutos, a Guerra Fria é mostrada através dos grandes jogadores soviéticos do time de hockey no gelo do Exército Vermelho. 
 
Contado sob a perspectiva de seu capitão Slava Fetisov –  capitão do time e que também jogou nos Estados Unidos – retrata sua transformação de herói nacional para inimigo político.
 
Da União Soviética à Rússia, o filme examina como o esporte retrata os movimentos sociais e culturais e os paralelos da ascensão e queda do time do Exército Vermelho junto com a União Soviética.
 
Red Army é o segundo filme de Polsky, autor de Motel Life, um thriller de mistério que traz no elenco Emile Hirsch, Kris Kristofferson e Dakota Fanning e ganhou o prêmio de audiência no Festival de Roma.