Festivais - BRASIL SELECIONADO PARA O SUNDANCE 2015
     
 

PUBLICADA EM 04.12.14

Myrna Silveira Brandão

Abrindo a temporada dos grandes festivais mundiais de cinema, o Festival de Sundance (22.01 a 01.02.15) anunciou os filmes em competição de sua 31ª edição.

Entre os selecionados são destaques: “(T)error”, de Lyric R. Cabral e David Felix Sutcliffe, primeiro filme a captar com a câmera, o desdobramento de uma ação contra terrorista; “The Bronze”, de Bryan Buckley; e  “3  ½ Minutes”, de Marc Silver, sobre a morte de um adolescente desarmado na Flórida em 2012.
 
O Brasil está presente nesta edição com “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, estrelado por Regina Casé, que retorna ao festival.  Em 2000, a atriz surpreendeu o público no papel da mulher que vive com três maridos no filme “Eu tu eles”, de Andrucha Waddington.
 
Em “Que Horas Ela Volta” – que concorre na  Mostra Cinema Mundial – ela interpreta Val, que deixou sua filha no interior de Pernambuco para tornar-se babá em São Paulo.  O reencontro acontece quando a menina vai para a cidade prestar vestibular, causando desconforto na casa da família onde Val Trabalha.
 
Criado e organizado pelo ator e diretor Robert Redford, o Sundance começou em 1981 como uma mostra regional. Depois de ganhar os holofotes da mídia internacional com Sexo, Mentiras e Videoteipe – que saiu de Park City para ganhar a Palma de Ouro em Cannes – não parou mais de crescer e é hoje o principal festival norte americano.
 
Ao fazer o anúncio, Redford disse que o crescimento do Sundance ao longo desses anos se deve às audiências e aos diretores.
 
“Eles continuam a encontrar formas de assumir riscos e abrir nossas mentes para o poder de uma história e, na edição deste ano, prometem fazer o mesmo”, declarou.
 
John Cooper, diretor do Festival, disse que os filmes selecionados para 2015 estão mais fortes e mais ousados.
 
“Isso indica o papel vital do filme independente no cenário cultural”, destacou.
 
O festival, que acontece em Park City (Utah, EUA), pela primeira vez se encerrará já entrando no mês de fevereiro.  O fato resultou de um acordo firmado no ano passado com a cidade para evitar a coincidência com o feriado de Martin Luther King. Park City estima que perdeu cerca de US$ 4,2 milhões em receitas de esqui, quando o festival aconteceu durante esse período.
 
Das 12.218 submissões, foram selecionados 118 longas-metragens,  representando 37 países e apresentando 54 estreantes.