Festivais - FILME SOBRE GREENPEACE ABRE CINEMA MUNDIAL
     
 

PUBLICADA EM 23.01.15

Carlos Augusto Brandão - MCCINEMA com Agências Internacionais

How to Change the World (UK / Canadá), de Jerry Rothwell, abriu a Mostra Documentário mundial destinada aos filmes da competição internacional do formato.

O filme conta a história do Greenpeace, mostrando como, antes de ser a maior organização ativista do mundo, ela era a queridinha de um grupo eclético de vizinhos de Vancouver (jornalistas, cientistas e hippies).
 
Unidos na sua oposição a um teste atômico dos Estados Unidos numa ilha do Alaska, eles saíram num velho barco de pesca para o local do teste.
 
Armado somente com câmeras e a fé no poder das imagens, os guerreiros do arco-íris haviam nascido.
 
O subproduto de sua aventura é um arquivo / tesouro no qual Jerry Rothwell construiu a sua crônica do nascimento da história do Greenpeace. 
 
Sequências fantásticas, gravações de áudio e fotografias capturam seus momentos mais dramáticos, icônicos e fortes, desde os  resíduos do morticínio maciço e uma estação de pesca de baleia abandonada à manobra dos Zodíacos entre as baleias e os arpões russos.
 
O filme se abre  como um sequestro hippie, como uma película de aventura em alto mar mas permanece como um retrato intimista de um grupo dos membros originais e do próprio ativismo – idealismo versus pragmatismo, princípio versus  acordo. 
 
O talentoso diretor mostra como eles concordavam que um grupo de pessoas poderia mudar o mundo, apenas não concordavam em como fazê-lo.