Festivais - EDEN RESGATA O INÍCIO DOS DJ's
     
 

PUBLICADA EM 24.01.15

Carlos Augusto Brandão

Eden, de Mia Hansen-Love (França), é um dos destaques da 31ª edição do Sundance, que iniciou no último dia 22.

O filme integra a Mostra Spotlight, que tem por slogan “o cinema que amamos”.
 
Quarto longa-metragem  da jovem diretora – que foi assistente de Olivier Assayas – é  um acontecimento raro. Um trabalho em escala épica construído de forma puramente efêmera flutuando ao longo de correntes de sentimentos.
 
Com 131 minutos totalmente aproveitados, Eden é baseado nas experiências de Sven,  irmão da diretora e também roteirista, que foi um dos DJs pioneiros da cena de raves franceses no início dos anos 90. 
 
Paul (Félix de Givry) e seus amigos incluindo Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter (também conhecido como Daft Punk) tem visões de êxtases com a música de garage.
 
Na medida em que seus raves ficam mais e mais populares, eles experimentam uma democracia de pura felicidade se estendendo até o infinito e desmaterializando o contato dos tempos mutantes e as demandas do cotidiano. 
 
O filme da diretora brinca com a mente dos espectadores com um rodamoinho de corpos e rostos bonitos, movimentos impulsivos, cachoeiras de luz e cor (ela trabalhou com o grande fotógrafo Denis Lenoir) e música, música e mais música.
 
Eden é um filme que mexe com a batida da juventude sempre com um pensamento ou uma emoção à frente de si própria.