Festivais - A HISTÓRIA DE UM MITO
     
 

PUBLICADA EM 25.01.15

Carlos Augusto Brandão

Marlon Brando foi um dos atores mais aclamados e influentes de todos os tempos. Mas foi também o mais elusivo e enigmático.

Listen to me Marlon, de Stevan Riley procura fazer um retrato o mais autêntico possível desse grande artista que já faz parte da mitologia do cinema.
 
O filme integra a  31ª edição do Festival de Sundance, onde concorre na mostra Documentário Mundial.
 
Mostrando acesso exclusivo ao arquivo pessoal nunca antes visto ou ouvido falar de Brando e  incluindo centenas de horas de áudio, Listen to Me Marlon traz luz sobre o artista e o homem.
 
O filme segue  a carreira excepcional e a vida pessoal extraordinária de Brando com o próprio ator como seu guia, explorando suas complexidades e contando sua história. Nenhuma entrevista ou entrevistados: apenas Brando, sobre Brando.
 
Riley cria uma experiência cinemática única que mergulha no espaço interior da mente de Brando, através do uso esclarecedor do amplo material de arquivo.
 
O resultado mostra não como ele era diferente do restante de nós, mas como ele era parecido.
 
Emocionalmente potente, o filme aparece como um triunfo do desejo de Riley pelo trabalho de contar uma história e sua visão em criar um retrato poderosamente atrativo e que captura os espectadores.