Festivais - UM FILME IMPACTANTE
     
 

PUBLICADA EM 25.01.15

Carlos Augusto Brandão

O forte 3 ½ Minutes, de Marc Silver, é dos destaques da mostra competitiva de documentários no Festival de Sundance.

O documentário, fotografado pelo diretor,  retrata a sexta feira negra de 2012, quando três afro Americanos – de classe média e bem comportados – pararam num posto de gasolina para comprar chicletes e cigarros.
 
Um deles, Jordan Davis, discutiu com Michael Dunn, um branco que estava parado ao seu lado sobre o volume da música que estava tocando no seu carro.
 
A discussão se transformou em tragédia. Três minutos e meio depois e 10 balas, um dos jovens estava morto. Dunn atirou dez vezes nos jovens desarmados, matando Davis quase instantaneamente. 
 
Enquanto as histórias de Jordan Davis, Trayvon Martin e Michael Brown criaram um ciclo duradouro na narrativa social americana,  3 ½ minutes mostra o assassinato de Davis e suas consequências. 
 
A câmera intimista particulariza cada personagem como se dissesse: quanto mais a gente se vê como seres humanos, menos inevitável serão os finais violentos de ódio racial e culturas diferentes em colisão.
 
O documentário perfeitamente construído explora o perigo e a subjetividade da Lei da Flórida sobre legítima defesa transformando o julgamento de Dunn num coro de opiniões ao lado da angústia dos pais de Jordan Davis dentro e fora da corte.
 
Silver retorna ao Sundance onde esteve em 2013 com Who is Dayani Cristal que concorreu na Cinema Mundial de documentário e ganhou o prêmio de melhor cinematografia.