Festivais - SEM NOME ENTRE MUITOS
     
 

PUBLICADA EM 25.01.15

Myrna Silveira Brandão

Os documentários continuam em alta no Sundance, um dos festivais mundiais que mais prestigia o formato.

Além de três mostras específicas dedicadas ao gênero, há documentários em quase todas as outras. 
 
Ontem o  destaque na competitiva americana de documentários foi (T) Terror, de Lyric R. Cabral e David Felix Sutcliffe, programado para o Yarrow, um dos locais de exibição mais badalados do evento.
 
A trama, que não divulga o nome do personagem, é a seguinte:
 
Depois de trabalhar por mais de 20 anos como um informante contra terrorista para o FBI, .............tem que fazer uma escolha. Ele pode ficar em casa para criar seu filho ou fazer um último trabalho para o Bureau. 
 
A especialidade de .............é infiltrar redes terroristas e ficar amigo de terroristas suspeitos e ele é mais um de um número crescente de operadores camuflados nos Estados Unidos que cruzam a linha tênue entre prevenir os crimes ou inventá-los.
 
Filmado durante dois anos e com acesso sem precedentes às cenas inéditas do contra terrorismo, o filme parece um livro de espionagem política na sua própria cidade.
 
Ele é um personagem sem rosto o tempo todo e o  FBI é uma força onipresente pressionando fortemente por resultados enquanto .................lentamente se aproxima do seu alvo.
 
Na medida em que segredos emergem do seu passado............se vê preso entre as consequências de sua vida dupla e a crescente pressão de seus orientadores.
 
Duro e controverso, o filme ilumina as frágeis relações entre o indivíduo e a segurança do estado nos Estados Unidos moderno, e pergunta quem está observando os observadores?
 
(T) Terror é o primeiro filme a captar com a câmera, o desdobramento de uma ação contra terrorista.