Festivais - DIA DO BRASIL NO SUNDANCE
     
 

PUBLICADA EM 26.01.15

Myrna Silveira Brandão

Regina Casé teve uma ótima receptividade quando esteve em 2000, nas telas de Park City, vivendo Darlene em Eu tu eles, de Andrucha Waddington.

Na ocasião, por sua forte interpretação da mulher casada com três maridos, ela foi comparada à atriz italiana Anna Magnani.
 
Ela agora está de volta ao Sundance em  “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert (Durval Discos), que concorre na Mostra Cinema Mundial.
 
O filme foi mostrado ontem, numa sessão de gala às 18h no cavernoso Egyptian, o cinema mais emblemático de Park City.
 
Regina vive Val, uma empregada doméstica que leva seu trabalho a sério.  Não descuida do uniforme para servir diariamente canapés perfeitos aos seus ricos patrões em São Paulo enquanto amorosamente cuida do filho adolescente deles, encargo que assumiu desde o berço.
 
Todos e tudo na casa seguem sua rotina até que um dia, Jessica, a filha ambiciosa e inteligente de Val – que morava com a avó no nordeste – chega da cidade natal de ambas para fazer vestibular em São Paulo.
 
A presença jovem e confiante de Jessica muda o estrito balanço de poder anterior na casa.  Val tem que decidir entre suas obrigações e o que é necessário que ela sacrifique.
 
Com humor sutil e sombrio e personagens cuidadosamente estabelecidos, a diretora Anna Muylaert traz um drama incendiário quando velhas ideias e novos mundos entram em colisão.
 
A imensa aceitação e o  humor de “Que Horas Ela Volta”,  estão principalmente na forma de abordar os códigos sociais e as delicadas hierarquias,  na medida em que as novas gerações começam a romper com fronteiras sacrossantas.
 
Muylaert  traz um olhar fresco e contemporâneo de classes no Brasil, embalada numa história  profundamente comovente sobre o que pertencimento e família significam.
 
O filme –  chamado no Sundance  de The Second Mother,  terá mais quatro sessões nos dias 27, 28, 30 e 31, inclusive uma no Yarrow, um dos cinemas mais badalados da cidade.