Festivais - UMA EXPERIÊNCIA ARREPIANTE
     
 

PUBLICADA EM 27.01.15

Carlos Augusto Brandão

O destaque ontem da 31ª edição do Sundance foi The Stanford Prison Experiment, de Kyle Patrick Alvarez, mostrado no Eccles, maior cinema de Park City.

Ambientado no verão de 1971, o filme segue o Dr. Philip Zimbardo que está realizando um estudo sobre a psicologia do aprisionamento.
 
Vinte e quatro homens não graduados  (estudantes) são aleatoriamente designados para ser ou guarda ou prisioneiro.   Feito numa prisão simulada, o projeto inicia.  Os participantes rapidamente encarnam seus papéis, sujeitos à degradação e criam estratégias para conviverem com a condição de perseguidos.
 
Logo se torna claro que – a assim como Zimbardo e o monitor do time – o avanço da ação, vista através das câmeras de vigilância, eles não estão totalmente conscientes de que também são parte da experiência.
 
Baseado numa pesquisa da real do Dr. Zimbardo (que foi consultor do filme), The Stanford Prison Experiment é uma peça dramática da época, que permanece relevante quarenta anos depois. 
 
Junto com um elenco impressionante incluindo Billy Crudup como Zimbardo, o diretor traz um filme intenso sobre o papel do poder que tem um efeito tanto assustador quanto impressionante.
 
Patrick Alvarez retorna ao Sundance, onde esteve em 2013 com C.O.G., seu filme anterior.