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PUBLICADA EM 28.01.15
Myrna Silveira Brandão
Aloft, de Cláudia Llosa, que concorreu ao Urso de Ouro na última Berlinale, é um dos destaques da mostra Spotlight no Sundance.
A diretora havia surpreendido público e crítica em 2009 ao derrotar renomados concorrentes e levar o Urso de Ouro para o Peru com A Teta Assustada.
Mas sua estreia na direção, com muito sucesso, aconteceu em Park City, no Sundance 2006, com Madeinusa.
Com Aloft, a talentosa diretora marca sua estreia na filmagem em inglês, com atores de várias nacionalidades e numa coprodução com a Espanha, Canadá e França.
O filme – que teve locações em Minnesota e em Manitoba, no Canadá – cobre dois períodos de tempo e segue uma mãe (Jennifer Connelly) e seu filho (Cillian Murphy), separados há vários anos, desde que um trágico acidente marcou suas vidas para sempre. Ela se torna uma artista de renome e ele é um falcoeiro, especialista no treinamento dessas aves. No período presente, uma jovem jornalista (Mélanie Laurent) tentará provocar um encontro para aproximá-los novamente.
Coerente com as características presentes na obra de Llosa, a história é pano de fundo para uma reflexão sobre o sentido da vida e da arte, discutindo a possibilidade de, apesar de eventuais turbulências surgidas no caminho, vivermos a vida ao máximo.
Llosa reconhece que o ótimo elenco, liderado por Connelly, foi fundamental para o resultado final.
“Não encontro palavras para descrever o que significou trabalhar com um elenco tão maravilhoso. Jennifer é uma atriz de uma enorme sensibilidade. Sua qualidade humana e sua entrega me emocionaram”, declara a diretora, explicando o cerne do seu filme.
“É a história de uma mãe que abandona sua criança, de um jovem que abandona a si mesmo e de uma mulher que abandona sua vida para seguir uma obsessão. Três personagens tentando construir uma vida plena enquanto assumem suas fragilidades e incertezas”, resume.
Para a diretora, o filme traça uma jornada através dos mundos da arte e da natureza mostrando como essas forças são impossíveis de entender através de um pensamento apenas racional.
“É um filme sobre ciclos, estações, renovação, mudança, que força os espectadores a ir junto nessa jornada – uma jornada ao infinito, uma jornada para dentro deles mesmos”, define a diretora que é sobrinha do Nobel de Literatura, Vargas Llosa.
A decisão de escolher Manitoba para as locações começou com o designer de produção espanhol Eugenio Caballero.
Enquanto trabalhava no projeto de produção de Cidades Desertas, um longa-metragem que locou em Manitoba, no outono de 2012, Caballero pensou que o local era perfeito para seu próximo projeto Aloft (que estava em desenvolvimento na época).
Ele levou a ideia para Llosa e ambos resolveram realizar o projeto, com ajuda da estrutura local de turismo, conforme atestou Ron Lemieux, Ministro do Turismo, Cultura, Patrimônio e Desporto, na ocasião do acordo para as filmagens.
“Manitoba tem trabalhado para se tornar um centro de produção de filmes e se orgulha de ter tido um papel em ajudar este magnifico filme vir a ser concretizado”, declara o Ministro.
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