Festivais - NOITE ITALIANA EM SUNDANCE
     
 

PUBLICADA EM 29.01.15

Carlos Augusto Brandão

Cloro, de Lamberto Sanfelice, é um dos destaques do Festival de Sundance, na mostra Cinema Mundial destinada aos filmes internacionais da competitiva dramática.

A primeira sessão de Cloro - que representa a Itália no evento indie – aconteceu no Egyptian, o cinema mais emblemático de Park City.
 
O filme segue Jenny, de 17 anos que  vive em Ostia, uma cidade à beira mar perto de Roma e sonha em ser uma nadadora de nado sincronizado. 
 
Mas com a morte de sua mãe, seu pai tem  um colapso nervoso forçando sua família a mudar para uma vila remota na montanha.  Jenny vai trabalhar como garçonete num ressorte de esqui próximo de onde mora, para poder cuidar do seu irmão mais novo.
 
Frequentando furtivamente a piscina do hotel, ela fica mais perto dos seus sonhos, mas a saúde precária do seu pai sem qualquer sinal de melhora,  faz  com que as circunstâncias “temporárias” de Jenny pareçam cada vez mais permanentes.
 
O filme de estreia de Sanfelice, baseado num roteiro muito bem escrito por Elisa Amoruso, captura o humanismo de uma adolescente jogada prematuramente nas responsabilidades adultas.
 
Lembrando a obra dos irmãos Dardennes com seus filmes verdadeiros, poéticos e emocionalmente autênticos, Cloro focaliza um personagem incomum premido pela necessidade econômica, protagonizado pela estrela ascendente Sara Serraiocco. 
 
Jenny é o coração do filme e uma genuína força da natureza. Seu espírito de desafio e estoicismo é impressionante, na medida em que ela tenta reconciliar a realidade de sua vida e o desejo de realizar seus sonhos.