Festivais - JUSTIN KELLY ESTREIA SEU FILME NO SUNDANCE
     
 

PUBLICADA EM 30.01.15

Carlos Augusto Brandão

I Am Michael, estreia em longas do editor e roteirista Justin Kelly, é um dos destaques da Première da 31ª edição do Festival de Sundance.

O filme segue Michael Glatze (James Franco), advogado dos direitos dos gays que havia personalizado sua identidade homossexual, que em 2007, chocou seus amigos e seguidores quando publicamente renunciou à  homossexualidade. 
 
A trama segue  tentando explicar o que o terá levado a essa extrema mudança. A narrativa retrocede em anos, quando o idealista Michael, com seu parceiro de longa data, deu força a uma nova geração de jovens gays através de seus textos e filmes.
 
Um encontro estressante em que Michael viu a morte muito de perto disparou sua necessidade de reconciliar fé e sexualidade.  Ele embarca então numa obsessiva busca por respostas que o leva à fé cristã.  
 
A exploração aguda do tema por Kelly é tão complexa e atraente quanto é a transformação de Michael. A intricada estrutura não linear vai crescendo a cada passo, fazendo com que os espectadores simpatizem com um personagem tão contraditório,  retratado de forma competente por Franco.
 
O filme levanta questões complexas sobre a surpreendente capacidade de um homem para criar, destruir e recuperar sua verdade.