Festivais - UMA DENÚNCIA NECESSÁRIA
     
 

PUBLICADA EM 30.01.15

Myrna Silveira Brandão

Kirby Dick é um habitue do Sundance onde já esteve algumas vezes, inclusive com o ótimo Derrida em 2002.

Ele agora está de volta, com The Hunting Ground, selecionado para a Mostra Première Documentário.
 
O filme  aborda um fato, no qual as estatísticas são impressionantes.  Uma em cada cinco mulheres na faculdade, são sexualmente atacadas, no entanto apenas uma fração desses crimes é denunciada e poucos resultam em punição para os criminosos.
 
Do mesmo time que fez o corajoso The Invisible War, The Hunting Ground é uma denúncia monumental e triste, sobre a cultura de estupro nos campus, colocada agora para expor e ser discutida num debate nacional.
 
Num tour de force do cinema verdade, visões de especialistas e testemunhos na primeira pessoa, o filme segue as estudantes sobreviventes de estupros, buscando tanto continuar sua educação quanto justiça, apesar do assédio permanente e a destruição delas e de suas famílias.
 
Escrutinizando a população de alunas das universidades de elite, universidades estaduais e pequenas faculdades, os cineastas Kirby Dick e Amy Ziering revelam um sistema endêmico e institucional de acobertamentos, racionalizações, negação e culpabilidade das vítimas que criam condições de uma armação perfeita para que os predadores continuem impunes.
 
O filme captura as rebeldes Andrea Pino e Annie Clark, sobreviventes que assumiram a justiça com suas próprias mãos – aplicando inteligentemente uma estratégia legal para combater e dividir seu conhecimento entre a crescente rede de jovens mulheres que não vão ficar mais caladas.