Festivais - QUANDO O PASSADO E O FUTURO SE ENCONTRAM
     
 

PUBLICADA EM 31.01.15

Carlos Augusto Brandão

Paul Weitz estreou no cinema em 1999 com American Pie – A primeira Vez é Inesquecível.

Mas ficou mais conhecido internacionalmente em 2005 quando Em Boa Companhia concorreu ao Urso de Ouro na Berlinale.
 
Ele é um dos selecionados nesta 31ª edição do Sundance, onde sua comédia dramática Grandma, está na Mostra Premiére e é o filme de encerramento do evento.
 
Grandma segue Elle Reid (Lily Tomlin), uma poeta que já teve sucesso no passado, mas  que se fechou para o mundo após perder sua parceira, com quem viveu durante 38 anos. 
 
Antissocial e com um senso de humor ácido, ela terá que sair de “sua bolha de proteção” quando sua neta Sage inexplicavelmente aparece com uma emergência que requer dinheiro e lhe pede ajuda. 
 
As duas enfrentam uma viagem de um dia, que faz Elle ter que confrontar seu passado e florescer, enquanto a jovem terá que se preparar para enfrentar o futuro.
 
Com a premência de tempo, Elle e Sage saem num velho Dodge e procuram velhos amigos pedindo ajuda, mas contraditoriamente, também desenterrando segredos. 
 
Na medida em que cruzam a cidade, vem à tona a revelação que ela ainda vive a perda de sua antiga parceira.
 
A famosa temporalidade e inteligência de Lily Tomlin atinge seu nível máximo, complementando a alta qualidade da narrativa e dos diálogos afiados. 
 
A jovem estrela Julia Garner acompanha o desempenho de Tomlin, enquanto Marcia Gay Harden interpreta docemente a mãe de Sage.
 
A exuberante e nova comédia do versátil Paulo Weitz é passional, intensa e traz uma história sobre gerações através de três mulheres estrelas.