Festivais - TALENT CAMPUS - NOVOS TALENTOS
     
 

PUBLICADA EM 01.11.14

Carlos Augusto Brandão

A edição 2015 da Berlinale Talents vai reunir 300 jovens em torno do tema A Space Discovery.

Promovido pelo Festival de Berlim, o evento é um  encontro anual entre especialistas da indústria cinematográfica e realizadores novatos de todo o mundo para discutir em workshops e palestras, a noção espacial do cinema e as diferentes formas de se contar uma história.
 
A iniciativa procura explorar várias perspectivas para as filmagens, debater como os personagens ocupam os espaços de ação e como é realizada a edição das histórias. 
 
Florian Weghorn, Gerente de Programação no foco temático deste ano, lembrou que técnica  e esteticamente, o espaço cinemático está sendo reinventado, da mesma forma que nossos espaços de vivência estão sendo transformados por circunstâncias econômicas e políticas. 
 
“A par disso, diretores navegam em muitas dimensões, seus filmes oferecem molduras e  ultrapassam fronteiras.  Nós estamos trabalhando para tornar, uma vez mais, a  Berlinale Talents um local  de encontros, trocas e networking”, completou Weghorn.
 
O compositor Howard Shore, da trilogia O Senhor dos Anéis,  já confirmou presença no evento que acontece entre 7 e 12 de fevereiro. Shore fez a trilha sonora de vários filmes de David Cronenberg – incluindo o último Mapa das Estrelas – ganhou três prêmios da Academia, três Globos de Ouro e 4 prêmios do Grammy. Nesta edição do Berlinale Talents, ele dividirá seu criativo método de trabalho com a moderação do aclamado roteirista Peter Cowie.
 
Berlinale Talents 2015 é uma plataforma para 300 talentos nos campos da direção, produção, atuação, roteiro, cinematografia, edição, design, crítica, vendas, distribuição som e trilha sonora. Um comitê internacional está avaliando 2.529 aplicações de 117 países.