Festivais - URSO HONORÁRIO PARA WENDERS
     
 

02.11.14

Carlos Augusto Brandão

O cineasta alemão Wim Wenders é o homenageado da 65ª edição do Festival de Berlim (05 a 15.02.15) com o tradicional Urso Honorário, um reconhecimento pelo conjunto da obra.

Ao fazer o anúncio, Dieter Kosslick, diretor do festival manifestou sua satisfação com o tributo para Wenders, afirmando que a Berlinale vai homenagear sua diversidade artística.
 
“Em todas as facetas do seu trabalho, sua mistura de gêneros e seu estilo diversificado como cineasta, fotógrafo e autor moldou nossa memória viva do cinema e continua inspirando outros cineastas”, disse Kosslick.
 
Nos anos 1970, Wenders fez parte de uma jovem geração de cineastas que influenciou o chamado Novo Cinema Alemão.  Apesar de trabalhar em meio a uma crise econômica, desenvolveu novas formas estéticas e alternativas inovadoras para as narrativas de seus filmes.
 
Wenders  ganhou a Palma de Ouro em Cannes com Paris Texas em 1984 e o prêmio de melhor diretor com Asas do Desejo (1987), um dos seus filmes consagrados pela crítica e público.
 
O cineasta também foi premiado em Berlim com o Urso de Prata de melhor diretor por O Hotel de um Milhão de Dólares (2000).  Como documentarista, foi indicado ao Oscar em 1999 por Buena Vista Social Club e em 2011 por Pina, sobre a vida da famosa coreografa alemã Pina Bausch.
 
Rainer Rother, coordenador da homenagem e diretor artístico da Cinemateca Alemã, destacou a diversidade e afinidades artísticas de Wenders.
 
“Ele homenageou artistas como Yasujiro Ozu em Tokyo-Ga (1985) e, mais recentemente, Sebastião Salgado em The Salt of the Earth (2014)”, ressaltou Rother.
 
O Sal da Terra estreou no último Festival de Cannes, onde ganhou o prêmio especial da Mostra Un Certain Regard.
 
O tributo a Wenders – que completará 70 anos em 2015 –  será acompanhado de uma retrospectiva com dez dos seus principais filmes, cuja programação detalhada será posteriormente divulgada.