Festivais - ARONOFSKY PRESIDIRÁ JÚRI DA BERLINALE 2015
     
 

05.11.15

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Berlim (05 a 15.02.14) anunciou que o diretor americano Darren Aronofsky será o Presidente do Júri da mostra oficial do evento.

Dieter Kosslick, diretor do festival, disse que Aronofsky é um importante protagonista do cinema contemporâneo de autor.
 
“Em sua visão artística, ele consistentemente analisa a linguagem cinematográfica e suas possibilidades estéticas.  Eu estou feliz de poder lhe dar as boas vindas como Presidente do Júri na Berlinale 2015”, afirmou. 
 
“Na Berlinale, o cinema é sempre excitante e fascinante.  Eu estou ansioso para ver os últimos filmes vindos das maiores cidades do planeta”, devolveu Aronofsky.
 
Aronofsky  estrou no cinema em 1998 com Pi, que lhe deu o prêmio de melhor diretor no Festival de Sundance daquele ano.  Uma  de suas mais aclamadas adaptações para o cinema é Requiem para um Sonho, selecionado para  Cannes 2000.  No Festival de Veneza / 2008, ganhou o Leão de Ouro com o drama  O Lutador, que também representou a volta do ator Mickey Rourke às telas.
 
Com Cisne Negro (2011), um thriller psicológico no mundo profissional do balé, foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor diretor.