Festivais - KOSSLICK É CONFIRMADO COMO DIRETOR DA BERLINALE
     
 

PUBLICADA EM 19.11.14

Carlos Augusto Brandão

A Comissão Federal para a Cultura renovou o contrato de Dieter Kosslick como diretor do Festival de Berlim até maio de 2019.

Kosslick assumiu a diretoria do festival em maio de 2001.  Desde então tem enriquecido o festival com numerosas inovações e iniciativas, entre elas o estabelecimento do EFM – Mercado Europeu do Filme – um dos mais importantes espaços de comercialização da indústria cinematográfica no mundo.
 
“Estou muito satisfeito que possa continuar ajudando a Berlinale por mais cinco anos. Eu Agradeço à Comissão e ao Quadro de diretores pelo suporte e confiança em meu trabalho”, declarou Kosslick, de 66 anos.
 
Ao longo desses 13 anos de gestão, ele não só manteve, como acentuou  o viés político que caracteriza o festival. 
 
Em homenagens, prêmios pelo conjunto da obra, sessões com seus filmes e participações em júris, já passaram pela Berlinale nomes celebrados do cinema político universal como Costa-Gavras, Ken Loach, Fernando Solanas, Michael Winterbotton, John Boorman, João Batista de Andrade, Glauber Rocha, Píer Paolo Pasolini, Francesco Rosi, Mario Monicelli e tantos outros.
 
A 65ª edição – que  acontecerá de 05 a 15.02.15 – já anunciou  Darren Aronofsky como Presidente do Júri da mostra oficial e o Urso Honorário para o cineasta alemão Wim Wenders.
Também já foi divulgado que a tradicional Retrospectiva terá por tema o centenário do início da criação da “Cor por Tecnicolor”.