Festivais - Câmera Berlinale homenageará Alice Waters e Carlo Petrini
     
 

PUBLICADA EM 11.12.14

Myrna Silveira Brandão

Desde 1986, o Festival de Berlim (05.02 a 15.02.15), oferece a Câmera do Filme para personalidades ou instituições a quem deseja expressar seus agradecimentos pela contribuição ao cinema.

Nesta 65ª edição, dois ativistas do Slow Food, Alice Waters e Carlo Petrini receberão o troféu, como parte da Mostra  Cinema e Culinária.
 
Dieter Kosslick, diretor da Berlinale, disse que Waters e Petrini deram ao festival novas ideias que levaram à criação da Mostra Cinema e Culinária em 2007.
 
“Além disso, eles inspiraram eventos ligados à comida e cinema em muitos outros países”, ressaltou Kosslick. 
 
Waters descobriu a cultura europeia de comida durante seus estudos na França. De volta a Berkeley, ela abriu o Chez Panisse em 1971.  Numerosos artistas de todas as disciplinas tem se reunido lá lá principalmente diretores como Wim Wenders, Jean-Luc Godard e Werner Herzog. Ela é autora de muitos livros, incluindo o seu clássico The Art of Simple Food, que foi traduzido para o alemão em 2013.
 
Petrini é o fundador do Slow Food, movimento que começou em 1980 no norte da Itália. Desde sua criação, ele tem protestado contra o crescimento da industrialização da agricultura e o desmonte, pelo fast food, de pequenos restaurantes.  Numerosas organizações se originaram do Slow Food, incluindo a Universidade de Ciências da Gastronomia.  Autor de inúmeros livros, sua obra mais recente é “Food & Freedom”.