Festivais - MERCADO – NOVAS INICIATIVAS NA BERLINALE EM 2015
     
 

PUBLICADA EM 09.01.15

Myrna Silveira Brandão

O mercado de coprodução da 65ª edição do Festival de Berlim e a Eurimages introduzirão, na sua parceria, duas novas medidas para promover projetos de filmes europeus.

A primeira delas é o prêmio do mercado em coprodução dado pela Eurimages, que será oferecido para um entre os 25 projetos selecionados.
 
Dieter Kosslick, diretor da Berlinale, disse que o efeito que esse  tipo de prêmio pode ter,  num novo projeto,  é inestimável.
 
“Estamos muito satisfeitos com essa ação da Eurimages no mercado de produção da Berlinale”,  ressaltou Kosslick.
 
Roberto Olla, por sua vez, Diretor Executivo da Eurimages, destacou que esse novo prêmio encoraja uma parceria mais estreita entre produtores.
 
“Unir elementos criativos de países diferentes não é uma tarefa fácil e nós acreditamos que esse prêmio pode ajudar”, afirmou Olla.
 
A segunda medida é relacionada com o mais recente ganhador do Prix Eurimages, um prêmio dado anualmente no European Film Awards para um renomado produtor europeu. 
 
O ganhador deste ano, Ed Guiney com sua companhia Element Pictures, poderá manter entendimentos com inúmeros parceiros potencialmente interessados em coproduções, nos diversos encontros que serão previamente agendados durante o festival.