Festivais - BERLIM SELECIONA DOIS TÍTULOS BRASILEIROS PARA A FÓRUM
     
 

PUBLICADA EM 15.01.15

Carlos Augusto Brandão

A 45ª edição da Berlinale Fórum mostrará um total de 43 filmes no seu programa principal, dos quais 31 em première mundial e 10 em première internacional.

O Brasil marca presença com dois títulos:  Brasil S/A (Brazilian Dream),  sátira vanguardista  de Marcelo Pedroso e Beira-Mar, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher.
 
O filme de Pedroso, visualmente impressionante, utiliza técnicas de edição experimentais para canalizar imagens, tanto surreais quanto documentais, do Brasil das últimas décadas e criar uma experiência cinematográfica extasiante.
 
Beira-mar – que marca a estreia dos dois diretores em longas-metragens – segue Martin (Mateus Almada) e Tomaz (Maurício José Barcellos),  quando os dois jovens fazem uma viagem  ao litoral gaúcho.  Martin precisa visitar parentes distantes, em busca de um documento para seu pai e   Tomaz o acompanha nessa jornada.
 
Além dos brasileiros, outro destaque é Mar, da diretora chilena Dominga Sotomayor. Filmado na Argentina o filme segue um jovem casal cuja calma no feriado é perturbada por uma chegada inesperada.
 
Neste ano o programa será aberto pelo diretor canadense Guy Maddin com  The Forbidden Room, um filme aparentemente caótico mas que traz uma história significativa  envolvendo erotismo e claustrofobia. 
 
 
Confira os títulos selecionados:
 
The Boda Boda Thieves, de Yes! That’s Us – Uganda / África do Sul / Kenya / Alemanha
The Valley, de Ghassan Salhab – Líbano / França / Alemanha
Memories of Overdevelopment Redux, de Kidlat Tahimik – Filipinas
Beira-Mar, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon – Brasil
Ben Zaken, de Efrat Corem – Israel
Brasil S/A, de Marcelo Pedroso – Brasil
Ce Gigantesque Retournement de la Terre, de Claire Angelini – França
The Gulls, de Ella Manzheeva – Rússia
End of Winter, de Kim Dae-hwan – República da Coréia
Counting, de Jem Cohen – EUA
Dari Marusan, de Izumi Takahashi – Japão
The Days Run Away Like Wild Horses Over the Hills, de Marcin Malaszczak – Alemanha / Polônia / EUA
Le dos Rouge, de Antoine Barraud – França
Exotica, Erotica, Etc. de Evangelia Kranioti – França
Flotel Europa, de Vladimir Tomic – Dinamarca / Sérvia
The Forbidden Room, de Guy Maddin e Evan Johnson – Canadá
After Work, de Janina Herhoffer – Alemanha
Nuclear Nation II, de Atsushi Funahashi – Japão
The Money Complex, de Juan Rodrigáñez – Espanha
Hand Gestures, de Francesco Clerici – Itália
H. de Rania Attieh e Daniel Garcia – Argentina / EUA
Hedi Schneider is Stuck, de Sonja Heiss – Alemanha / Noruega
Histoire de Judas, de Rabah Ameur-Zaïmeche – França
Hotline, de Silvina Landsmann – Israel / França
K, de Emyr ap Richard e Darhad Erdenibulag – China / UK
Koza, de Ivan Ostrochovský – Eslováquia / Republica Tcheca
Atom Heart Mother, de Ali Ahmadzadeh – Irã
La Maldad, de Joshua Gil – México
Mar, de Dominga Sotomayor – Chile / Argentina
The Voice of Water, de Masashi Yamamoto – Japão
La Mujer de Barro, de Sergio Castro San Martin – Chile / Argentina
Until I Lose My Breath, de Emine Emel Balci – Turquia / Alemanha
La Nuit et l’Enfant, de David Yon – França
Queen of Earth, de Alex Ross Perry – EUA 
Rabo de Peixe, de Joaquim Pinto e Nuno Leonel – Portugal
The Siren of Faso Fani, de Michel K. Zongo – Burkina Faso / França / Alemanha
Androids Dream, de Ion de Sosa – Espanha / Alemanha
Superworld, de Karl Markovics – Áustria
Twenty-Eight Nights and a Poem, de Akram Zaatari – Líbano / França
Over the Years, de Nikolaus Geyrhalter – Áustria
Journey into Post-History, de Vincent Dieutre – França
Violencia, de Jorge Forero – Colômbia / México
Zurich, de Sacha Polak – Holanda / Alemanha / Bélgica