Festivais - BERLINALE CLASSICS COMPLETA PROGRAMAÇÃO
     
 

PUBLICADA EM 16.01.15

Carlos Augusto Brandão

A Berlinale Classics, que começou dois anos atrás, como parte da seção Retrospectiva, mostrará um total de cinco filmes no programa deste ano.

A Mostra é totalmente composta por filmes restaurados em versões remasterizadas digitalmente, com a colaboração nacional e internacional de parceiros e especialistas em restauração digital de filmes clássicos. 
 
Em adição aos três filmes alemães divulgados anteriormente, duas produções internacionais completarão a série.
 
Uma delas é Goldfinger, de Guy Hamilton (1964), provavelmente o mais famoso  dos filmes da série James Bond, estrelado por Sean Connery.  A première internacional será exibida em 4K DCP e os responsáveis pela restauração são a Eon Productions Ltd (Londres) e o estúdio da MGM. 
 
A outra será a première mundial da versão restaurada digitalmente de À Sangue Frio (In Cold Blood),  de Richard Brooks (1967), que também será exibido em 4K DCP.  Adaptado de uma novela de Truman Capote, o longa-metragem reconstrói os eventos reais de um caso de assassinato nos EUA. A restauração digital foi feita pela Sony Pictures Entertainment, com base em trabalho realizado no negativo original pela Colorworks de Los Angeles. 
 
Rainer Rother, curador da Retrospectiva, disse que  na prática, as possibilidades da restauração digital ocupam um papel cada vez maior e mais dominante para os arquivos e detentores dos direitos.
 
“Neste ano a Berlinale Classics é a prova de que, os esforços para apresentar a herança fílmica, criam uma oportunidade única para novos e extraordinários encontros com filmes clássicos. Cada um dos trabalhos selecionados teve seus próprios desafios. Em todas as sessões, os filmes serão apresentados para a audiência pelos respectivos restauradores e convidados especiais”, completou Rother que é também diretor artístico da Cinemateca Alemã.