Festivais - WALTER SALLES ESTÁ NA PANORAMA DA BERLINALE
     
 

PUBLICADA EM 20.01.15

Myrna Silveira Brandão

Mais um filme brasileiro foi incluído na Mostra Panorama do Festival de Berlim (05 a 15.02.15).

A programação completa divulgada pelo evento  inclui o documentário Jia Zhang-Ke, um Homem de Fenyang, de Walter Salles.
 
Para realizar o documentário, o diretor brasileiro foi  à China e visitou locais onde foram filmados clássicos do cineasta chinês Jia Zhang-Ke como Plataforma, Em Busca da Vida e Um Toque de Pecado.
 
No release da divulgação, a organização do festival atesta  que  no documentário Salles faz um “retrato afetuoso” de Zhang-Ke  e descreve o diretor e o personagem como dois artistas extraordinários  cujas carreiras começaram em Berlim. 
 
Embora ausente da mostra competitiva oficial, o Brasil terá uma boa presença nesta 65ª edição: além do filme de Salles,  participará da Panorama com 3 ficções:  Sangue Azul, de Lirio Ferreira, que ganhou o status de abrir a mostra; Ausência, de Chico Teixeira;  e Que Horas ela Volta?, de Anna Muylaert.  
 
O Brasil também concorre ao Urso de Ouro na mostra de curtas-metragens  com Mar de Fogo, de Joel Pizzini e marca presença ainda na Mostra Fórum  com 2 filmes:  Beira-mar, dos gaúchos Filipe Matzembacher e Marcio Reolo; e Brasil S/A, do pernambucano Marcelo Pedroso.