Festivais - MALICK, WENDERS, PANAHI E HERZOG EM BERLIM 2015
     
 

PUBLICADA EM 02.02.15

Myrna Silveira Brandão

Começa na próxima quinta feira (05.02) o Festival de Berlim, um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo, que está completando sua 65ª edição.

Nobody Wants the Night, da espanhola Isabel Coixet, dá partida ao evento, que vai mostrar uma eclética programação de mais de 400 títulos.
 
Dieter Kosslick, diretor do evento, disse que muitos dos filmes escolhidos exploram o impacto da sociedade moderna na vida privada das pessoas.
 
“Com estilos artísticos diversificados, a seleção 2015 aponta uma tendência de filmes com histórias sobre as condições de vida das pessoas no mundo globalizado de hoje” define Kosslick, com o conhecimento de causa de quem está à frente do festival desde 2001 e teve seu mandato renovado neste ano.
 
O Brasil concorre ao Urso de Ouro na Mostra competitiva de curtas-metragens  com Mar de Fogo, de Joel Pizzini, um filme-ensaio experimental sobre as pulsões inventivas de Mário Peixoto, autor de Limite (1930), um clássico do cinema mudo.  Mar de Fogo recria livremente a visão do cineasta, ao conceber sua obra prima, evocando ainda uma sequência delirante de seu futuro filme.
 
Nas paralelas, a  participação brasileira acontece na prestigiada Panorama com três títulos:  Sangue Azul, de Lirio Ferreira, que ganhou o status de abrir a mostra; Ausência, de Chico Teixeira;  e Que Horas ela Volta?, de Anna Muylaert.  
 
O Brasil também está presente na Panorama Documenta com Jia Zhang-Ke, um Homem de Fenyang, de Walter Salles, que ganhou destaque no release de divulgação do festival.  Ele e Zhang-Ke, foram descritos  “como dois artistas extraordinários  cujas carreiras começaram em Berlim”.  
 
 
A delegação brasileira participa ainda da cultuada Mostra Fórum  com dois filmes:  Beira-mar, dos gaúchos Felipe Matzembacher e Marcio Reolo; e Brasil S/A, do pernambucano Marcelo Pedroso. 
 
 
Mostra oficial
 
A principal mostra competitiva da Berlinale apresenta uma programação bem diferenciada com veteranos e diretores em início de carreira.
 
O enigmático Terrence Malick mostrará seu novo filme, Knight of Cups.  O diretor britânico Peter Greenaway, frequente na Fórum,  marca presença com o aguardado Eisenstein in Guanajuato. 
 
Andrew Haigh – que já participou da Geração –  e o novo trabalho do diretor alemão Andreas Dresen estão também selecionados respectivamente com 45 Years e As We Were Dreaming.
 
O guatemalteco Jayro Bustamante estreia na oficial – simultaneamente com a Guatemala – com
Ixcanul Volcano.
 
Outros destaques incluem: Taxi, do iraniano Jafar Panahi; Journal d’une Femme de Chambre, do francês  Benoit Jacquot;  Under Eletric Clouds, do russo Alexey German; e  Queen of the Desert, de Werner Herzog, que é estrelado por Nicole Kidman e Robert Pattinson.
 
Cinderella, de Kenneth Branagh será mostrado fora de competição. Os espectadores serão novamente cativados pelo conto que em 1951, ganhou o prêmio de audiência com a animação Cinderella, de Walt Disney.  
 
O diretor alemão Wim Wenders – que será homenageado nesta edição – mostrará seu novo filme Every Thing Will Be Fine, também fora de competição.
 
O aguardado “Cinquenta Tons de Cinza”, de Sam Taylor-Johnson, terá sua  première mundial na mostra oficial do festival.  Adaptação do famoso best-seller, de E. L. James, que foi traduzido para 51 idiomas, o filme será mostrado em sessão de gala da Berlinale Especial.   
 
A cerimônia de premiação acontecerá em 14 de fevereiro no Palácio dos Festivais.  O evento encerrará com uma sessão especial do filme vencedor do Urso de Ouro, que será escolhido por júri presidido pelo cineasta americano Darren Aronofsky.
 
 
Paralelas
 
Panorama, a mais prestigiada paralela do evento, também traz uma programação bastante diversificada.
 
Além dos quatro títulos brasileiros, os principais destaques incluem: “Ned Rifle”, de Hal Hartley, filme que conclui sua trilogia iniciada com “Henry Foll” e “Fay Grim”; “54 – the Director’s Cut”, de Mark Christopher sobre o legendário nightclub de Nova York; e “I Am Michael”, estreia do editor e roteirista Justin Kelly em longas, no qual James Franco vive um gay ativista nos anos 80.
 
Laura Nix, Andy Bichlbaum, Mike Bonanno –  Ganhadores da Audiência da Panorama 2009,  estão de volta a Berlim pela terceira vez com The Yes Men Are Revolting.
 
O Uruguai está representado pela coprodução com o  Chile e Nicarágua, The New Man, de Aldo Garay. 
 
Abuso infantil é tema de vários trabalhos, incluindo The New Man, e filmes da Áustria (The Last Summer of the Rich, de Peter Kern), da Suiça (Dora ou The Sexual Neuroses of Our Parents, de Stina Werenfels), do Canadá (Chorus, de Francois Delisle) e da República Checa (Daniel’s World, de Veronika Liskova). 
 
A ficção Out of Nature, de Ole Giaever e Marte Vold (Noruega), traz uma parábola sobre um homem, e sua busca pela identidade e alegria na vida.  Da Suécia, o representante é Dyke Hard, de Bitte Anderson.
 
Cinco outros filmes foram selecionados na Panorama Documenta, entre eles Filme B – Lust & Sound in West-Berlin, de Jorg A. Hoppe.
 
Homenagens e Retrospectivas 
 
O Urso Honorário, tributo pelo conjunto da obra, será entregue ao diretor alemão Wim Wenders.
 
Ao fazer o anúncio, Dieter Kosslick, diretor do festival manifestou sua satisfação com o tributo para Wenders, afirmando que a Berlinale vai homenagear sua diversidade artística.
 
“Em todas as facetas do seu trabalho, sua mistura de gêneros e seu estilo diversificado como cineasta, fotógrafo e autor moldou nossa memória viva do cinema e continua inspirando outros cineastas”, disse Kosslick.
 
A homenagem será acompanhada de uma mostra com 10 dos seus filmes, incluindo 
 
A tradicional Retrospectiva terá como tema o centenário do início da criação da “Cor por Tecnicolor”, um processo que se transformou numa lenda para muito além de Hollywood. 
 
Serão mostrados 30 clássicos com a técnica, entre os quais “O Mágico de Oz”, de Victor Fleming (1939); “Duelo ao Sol”, de King Vidor (1946);  e  “Os Homens Preferem as Loiras, de Howard Hawks” (1953).
 
 
CONFIRA OS FILMES DA MOSTRA OFICIAL
 
Em competição
 
 
Nobody Wants the Night”, de Isabel Coixet (Espanha)
Body, de Malgorzata Szumowska – Polônia
Big Father, Small Father and Other Stories, de Di Phan Dang – Vietnam / França / Alemanha / Holanda
Journal d’une Femme de Chambre, de Benoit Jacquot – França / Bélgica
Queen of the Desert, de Werner Herzog – EUA
Taxi, de Jafar Panahi – Irã
Victoria, de Sebastian Schipper – Alemanha
Gone with the Bullets, de Wen Jiang – China /Hong Kong/ EUA
45 Years, de Andrew Haigh – UK
As We Were Dreaming, de Andreas Dresen – Alemanha / França
Eisenstein in Guanajuato, de Peter Greenaway – Holanda /México / Bélgica
Ixcanul Volcano, de Jayro Bustamante – Guatemala / França
Knight of Cups, de Terrence Malick – EUA
Under Electric Clouds, de Alexey German – Rússia / Ucrânia / Polônia
Aferim!, de Radu Jude – Romênia / Bulgária / República Tcheca
El Botón de Nácar, de Patricio Guzmán – França / Chile / Espanha
El Club, de Pablo Larrain – Chile
Chasuke’s Journey, de Sabu – Japão
Vergine Giurata, de Laura Bispuri – Itália / Suiça / Alemanha / Albânia / Kosovo
 
 
Fora de competição
 
Mr. Holmes, de Bill Condon – UK
Cinderella, de Kenneth Branagh – EUA
13 Minutes, de Oliver Hirschbiegel – Alemanha
Every Thing Will Be Fine, de Wim Wenders – Alemanha