Festivais - FILME GAÚCHO ESTREIA NA FÓRUM DA BERLINALE
     
 

PUBLICADA EM 07.02.15

Carlos Augusto Brandão

Beira-Mar, dirigido pelos gaúchos Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, foi apresentado em première mundial, na Mostra Fórum do Festival de Berlim.

O filme é o primeiro longa-metragem dos diretores que têm um trabalho caracterizado pela pesquisa autoral, focada em obras com abordagem de conflitos inerentes à juventude e à sexualidade.
 
A história se passa durante o inverno e  acompanha Martin (Mateus Almada) e Tomaz (Maurício José Barcellos),  quando os dois jovens fazem uma viagem  ao litoral gaúcho.  Martin precisa visitar parentes distantes, em busca de um documento para seu pai.  Tomaz aceita acompanhá-lo nessa jornada, aproveitando a oportunidade para se reaproximar do amigo.
 
Alternando momentos que envolvem reflexões sobre suas vidas e sua amizade, os jovens se abrigam em uma casa à beira de um mar frio e revolto.
 
Matzembacher –  ressalvando que falava em nome da dupla – conversou com o Mccinema sobre o filme e o que os motivou a realizá-lo.
 
Como estão vendo a participação de Beira-Mar  em Berlim e numa mostra cultuada como a Fórum?
 
“Estamos muito felizes.  Tanto para nós, diretores, quanto para boa parte da equipe, a estreia do filme na Berlinale é uma realização imensa. A Fórum para nós sempre foi referência de cinema inquieto, que pensa e propõe”.  
 
Qual a origem do filme?
 
“Em Beira-Mar, quisemos explorar aspectos que nos instigam no fazer cinema.  A grande ênfase na atuação, a liberdade entre a câmera e os personagens, as relações afetivas cercadas pelo medo da comunicação e a memória como elemento propulsor da construção narrativa.  Essa mistura de elementos foi o que gerou o filme”. 
 
Há um tom biográfico no desenvolvimento da história de Beira-Mar?
 
“Sim.  Como nosso primeiro longa-metragem  buscamos um processo íntimo de construção do roteiro e de filmagem.  Ao nos conhecermos na faculdade de cinema, percebemos que partilhávamos de memórias muito semelhantes do fim de nossas adolescências.  A partir de uma colagem de situações, vivências,  lugares e pessoas, construímos Beira-Mar”. 
 
A obra de vocês já percorreu importantes festivais e foi sempre muito bem recebida. Qual a expectativa do público da Berlinale?
 
“Estamos ansiosos para descobrir.  E comemorando a oportunidade do filme ser exibido em duas mostras da Berlinale.  Além da Fórum, o filme foi convidado para uma sessão “cross-section” da mostra Geração, que é voltada para o público jovem.  Assim, vamos poder colher avaliaçõs de públicos com distintos perfis, e igualmente importante para nós