Festivais - TUDO FICARÁ BEM
     
 

PUBLICADA EM 11.02.15

Myrna Silveira Brandão

O aclamado Wim Wenders, diretor de sucessos como "Paris, Texas" (1984) e "Buena Vista Social Club" (1999), foi o destaque ontem do Festival de Berlim com seu novo filme, Every Thing Will Be Fine.

Wenders retorna à ficção após ter realizado  documentários sobre a coreógrafa Pina Bauch e o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
 
Protagonizado por James Franco, Rachel MacAdams e Charlotte Gaingsbourg,  Every Thing Will Be Fine  foi selecionado para a mostra oficial, fora de competição, e mostrado ontem numa concorrida prévia para a imprensa.
 
A história segue Tomas (Franco), um escritor que passa mais de uma década de sua vida perseguido pelas consequências de um acidente que ele involuntariamente provocou no passado, resultando  na morte de uma criança.
 
O elenco conta também com Marie-Josée Croze, Robert Naylor, Patrick Bauchau e Peter Stormare. 
 
A trama discorre sobre o sentimento de culpa, a busca  do perdão e o fato de que o tempo não é o maior remédio, mas sim a  coragem de encarar os fatos e perdoar.  
 
O diretor alemão é o grande homenageado nesta edição com o Urso Honorário, prêmio pelo conjunto da obra.  Além de Every Thing Will be Fine, estão programadas sessões com outros filmes de sua longa carreira.
 
Na coletiva com a imprensa,  Wenders disse que seu filme traz uma história intimista e ele queria mostrar que era possível contá-la em 3D.
 
“Você pode contar alguma coisa bastante íntima nessa tecnologia porque aumenta muito a presença do ator.  Acho que o filme vai revolucionar o uso do 3D no cinema, já que ele pode ser aplicado não apenas  para a criação de efeitos visuais, mas também para sustentar o desenvolvimento dos personagens”, afirmou o diretor contando que levou um longo tempo para realizar o filme.
 
“Apenas no processo de montagem, levamos  um ano e meio e não foi uma decisão inteiramente voluntária. Fazer uma ficção está ficando cada vez mais complexo”, disse complementando que é preciso dispor de um tempo muito maior do que há 30 ou 40 anos atrás quando ele começou. 
 
“Fazer um filme normal de ficção atualmente demora 4, 5 e até 6 anos.  Quando era um jovem, eu fazia um novo filme a cada ano”, brincou.