Festivais - NOVO FILME DE HARTLEY CRITICA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
     
 

PUBLICADA EM 14.02.15

Carlos Augusto Brandão

Com Ned Rifle, Hal Hartley encerra sua tragicômica trilogia iniciada em 1997 com Henry Fool e seguida de Fay Frim em 2007.

Ned Rifle foi selecionado para a Panorama da 65ª edição do Festival de Berlim.
 
Para melhor entendimento do filme, vale um resumo sobre os dois primeiros, mesmo para aqueles que já os assistiram.
 
No primeiro, o excêntrico Henry Fool (Thomas Jay Ryan),  se instala na casa de Simon Grim, onde ele vive com a mãe Mary e a sua irmã Fay Grim  (Parker Posey).  Fool não tem emprego, incentiva Simon a escrever suas ideias e serve de mentor para ele.
 
No segundo, Fay Grim é uma mãe solteira do Queens, cuidando para que seu filho de 14 anos, não siga os passos do pai, Henry Fool, que está foragido da polícia há sete anos. Simon, por sua vez, cumpre pena por ter sido cúmplice de Henry num dos seus crimes.  Quando, a pedido da CIA, Fay vai a Paris para reaver alguns cadernos de anotações de Henry, é envolvida num  jogo perigoso que a leva ao  mundo da espionagem internacional.
 
Este terceiro – interpretado pelos mesmos atores – é centrado em Ned (Liam Aiken), o filho de Henry e Fay.  O garoto abandona um programa de proteção a testemunhas e só tem um objetivo na vida: matar o pai, por ter arruinado a vida de sua mãe.
 
Na verdade, a  trilogia gira em torna da história  de uma família mas, por trás dela,  o diretor faz uma de suas melhores sátiras sobre a obsessão americana com a violência e a segurança nacional.
 
Além de na coletiva ter confirmado essa intenção, Hartley deu um aviso para o público sobre os dois primeiros filmes.
 
“Ambos estão disponíveis em Netflix se você quiser checá-los”, lembrou o diretor, que na prévia para a imprensa, teve uma das mais concorridas sessões até agora da prestigiada paralela do festival.
 
Nada mais justificado. Ao lado de Tarantino, Jarmusch, Van Sant e Soderbergh, Hartley é um  dos ícones independentes que surgiram quando o  Instituto Sundance começou a divulgar seus filmes e colocá-los no mapa do cinema.
 
Além disso, havia uma grande curiosidade para saber como a trilogia se encerraria e “Ned Rifle” não decepcionou, realmente é ótimo. É um thriller intelectual realizado na medida certa, em que drama e comédia culminam num final inesperado e coerente para o conto de Henry Fool e Fay Grim.  
 
Confira os principais momentos da coletiva  – da qual participou o Mccinema – quando Hartley falou sobre a trilogia e o que pensa do filme.
 
Sobre a mensagem de Ned Rifle.
 
“Esse é o  terceiro e último capítulo do que se tornou minha Trilogia Henry Fool ou minha Saga da Família Grim, na qual eu também procuro definir o que eu penso do mundo”.
 
Sobre a intenção de fazer uma trilogia quando realizou Henry Fool.  
 
“Eu não pretendia isso quando realizei o primeiro filme em 1997.  O que acontece é que  o elenco e eu amamos esses personagens e regulamente nós imaginávamos o que teria acontecido com eles.  Assim, em 2007 eu fiz “Fay Grim”, continuando a usar a adorável sucata de uma família americana para refletir sobre eventos contemporâneos”. 
 
Sobre o que diria para os espectadores.
 
“Aqui está a saga da Família Grim de Woodside Queens e sua relação de amor e ódio com o demoníaco, prepostero e exasperante Henry Fool. “Ned Rifle” é, até agora, o mais accessível e alegre filme que eu fiz sobre coisas que eu quero abordar profundamente.  Eu acho que eu escrevi um hit”.