Festivais - BERLINALE 2015 - UMA PROGRAMAÇÃO ABRANGENTE
     
 

PUBLICADA EM 15.02.15

Carlos Augusto Brandão

A edição 2015 do Festival de Berlim apresentou uma mostra caracterizada por diretores consagrados como Malick, Werzog e Wenders e outros em início de carreira como o guatemalteco Jayro Bustamante.

 Devido justamente à essa mescla de gerações e culturas , foi uma programação bastante abrangente com filmes para todas as platéias e ênfase nos temas da realidade do mundo atual.
 
Mais uma vez, o festival manteve o viés social e político que caracteriza sua seleção, com muitos filmes de denúncia e temas ligados à realidade do mundo atual.
 
Nesse sentido, mais uma vez,  esta edição será lembrada também pelo apoio em prol de Jafar Panahi que tem sido impedido de trabalhar e viajar pelas autoridades iranianas.  O fato de o  diretor iraniano ter ganho o Urso de Ouro de melhor filme, prêmio máximo do festival, foi um coroamento de todas as ações que vêm sendo realizadas desde sua prisão e proibição de filmar durante 20 anos pelo governo do seu país.
 
Cinquenta Tons de Cinza – que não integrafava nenhuma das mostras competitivas –  foi incrivelmente um filme que mobilizou a Berlinale, com filas quilométricas tanto nas duas prévias para a imprensa quanto na única sessão para o  público.  Mas no final das contas, é um filme fraco e  deixou um rastro de decepção.
 
Além da premiação para Que Horas Ela Volta? o  Brasil teve sempre casa cheia nas diversas sessões da Panorama, que integrou com 4 filmes e na Fórum com 2 títulos.
 
Embora sem  título concorrente em longas-metragens, marcou presença na competição  de curtas  ao Urso de Ouro com Mar de Fogo, de Joel Pizzini.
 
Um momento também importante  para os brasileiros foi a entrega do Urso Honorário para Wim Wenders.  A pedido do próprio Wenders o cineasta Walter Salles foi escolhido para entregar o troféu para o homenageado.
 
Kosslick que está na Berlinale desde 2001 e teve o contrato renovado até 2016, exprime o resultado  desta edição com uma frase “Vejam os números”. 
 
Conforme release da organização,  o festival contabilizou 310 mil tickets vendidos, batendo um novo recorde de anos anteriores.