Festivais - FILME DE ZEMECKIS ABRIRÁ O NYFF
     
 

PUBLICADA EM 04.06.2015

Myrna Silveira Brandão

The Walk, de Robert Zemeckis, será mostrado em première mundial, como o filme de abertura da 53a edição do Festival de Nova York (26.09 a 10.10)

O  filme, estrelado por Joseph Gordon-Levitt, é a história real de Philippe Petit, que atravessou o espaço entre as Torres Gêmeas numa corda.   A ação ocorreu na ilegalidade em 07.08.74 e ganhou destaque no mundo todo.
 
O roteiro é baseado nas memórias de Petit, no livro “To Reach the Clouds”.  
 
Ao fazer o anúncio, Kent Jones, diretor do NYFF disse que The Walk é surpreendente em muitos aspectos.
 
“O primeiro deles, é que ele aparece como um filme clássico na tradição de The Asphalt Jungle ou Bob le Flambeur – o planejamento, os ensaios, a execução, os problemas de última hora – mas neste filme, não é o dinheiro que é roubado, mas o acesso aos prédios mais altos do mundo.  É uma coisa rara, rica, misteriosa e também uma criação fantástica do Lower Manhattan nos anos 70”, explicou Jones, acrescentando que os espectadores ficarão eletrizados na cadeira.
 
Zemeckis afirmou que está extremamente honrado e agradecido que o filme tenha sido selecionado para abrir a 53ª edição do  NYFF. 
 
“The Walk é uma história nova-iorquina, portanto eu estou feliz de apresentá-lo primeiramente às audiências de Nova York. Minha expectativa é que as audiências do festival mergulhem no espetáculo, mas também sejam capturadas pela celebração do artista passional que ajudou a dar alma às maravilhosas torres”, acrescentou. 
 
Tom Rothman, por sua vez, diretor chefe da Sony Pictures declarou que The Walk é uma carta de amor às Torres Gêmeas, que através da mágica única do cinema, voltam vibrantes e inspiradoras à vida. 
 
“Filmado por um dos maiores cineastas da atualidade, The Walk é também uma história universal, de uma determinada busca de sonhos impossíveis. Sem deixar de lembrar que o NYFF sempre foi o lugar onde esses sonhos se tornam realidade”, completou Rothman. 
 
A façanha de Philippe Petit já tinha sido levada ao cinema no documentário O Equilibrista, de James Marsh em 2008.