Festivais - STEVE JOBS É FILME DESTAQUE NO NYFF
     
 

PUBLICADA EM 27.07.15

Carlos Augusto Brandão

O Festival de Nova York (26.09 a 11.10) anunciou que Steve Jobs, de Danny Boyle foi selecionado para o evento.

O filme estará no festival com o status de “Centerpiece”, destaque para um título que prima pela inovação e criatividade.
 
Boyle e o roteirista Aaron Sorkin juntaram seus esforços para realizar este filme sobre o brilhante homem da revolução digital, a partir da biografia best-seller escrita por Walter Isaacson.
 
O resultado é o retrato, dinamicamente dirigido, do fundador da Apple, através de três momentos corajosamente costurados em linhas múltiplas: o momento em que Jobs se prepara para lançar o primeiro Macintosh, o posto de trabalho Next e o iMac. 
 
A linha narrativa contrasta com o  perfil de Jobs, as mudanças e circunstâncias da indústria do computador caseiro e a ascensão da marca e dos produtos. 
 
Liderados por Michael Fassbender, que faz o papel título, o elenco é constituído por  Kate Winslet (Joanna Hoffman),  Seth Rogen (Steve Wozniak), Jeff Daniels  (John Sculley), Michael Stuhlbarg (Andy Hertzfeld) e Katherine Waterston (Chrisann Brennan). 
 
Kent Jones, diretor do NYFF disse que quando ouvimos que uma biografia de Steve Jobs está sendo produzida, surgem naturalmente  vários filmes possíveis na nossa cabeça.
 
“Mas não neste.  Steve Jobs é dramaticamente concentrado e, ao mesmo tempo lindamente expansivo. É extremamente agudo, loucamente divertido, e podemos sentir nos atores, a alegria com que viveram os personagens”, completou Jones. 
 
Boyle, por sua vez, manifestou sua satisfação por ter sido selecionado como “Centerpiece” do festival neste ano.   
 
“Steve Jobs foi uma pessoa totalmente contraditória e complexa e que praticamente criou a nossa idade digital.  Ele é aquela espécie de pessoa brilhante e defeituosa que Shakespeare certamente  teria adorado escrever sobre ela. Estou honrado, emocionado e também aterrorizado”, brincou o ator desejando que todos gostem do filme.
 
Em 2013 foi lançada outra versão do personagem no filme Jobs, de Joshua Michael Stern com Ashton Kutcher interpretando o papel principal.