Festivais - EM BUSCA DOS SONHOS
     
 

PUBLICADA EM 23.09.15

Carlos Augusto Brandão

Microbe & Gasoline, de Michel Gondry, traz uma história claramente inspirada num tom autobiográfico.

O filme foi muito  aplaudido hoje numa prévia para a imprensa da 53ª edição do Festival de Nova York, onde Gondry é cultuado por seu trabalho,  principalmente pelo já clássico Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e outros como Rebobine por Favor.
 
A trama do seu novo filme segue os rebeldes adolescentes Microbe (Ange Dargent) e Gasoline (Théophile Baquet), um apelidado pelo seu tamanho e o outro pelo seu amor a qualquer coisa mecânica usando gasolina, que ficam grandes amigos.
 
Microbe é incompreendido em casa e na escola ninguém gosta dele. Gasoline, por sua vez, é também ignorado pelos que o cercam. Um dia eles decidem construir uma casa sobre rodas e saem numa viagem para o campo onde Gasoline esteve quando era criança e com previsão de  uma parada no caminho para visitar o amor antigo de Microbe (Diane Besnier).
 
A trama segue e, mesmo nos momentos mais dramáticos, o diretor – conhecido pelo lirismo fora do convencional e irreverência –  encontra espaço para a alegria. Ou um toque delicado como a janela florida removível que faz parte da casa sobre rodas que eles construíram.
 
A prodigiosa imaginação visual de Gondry e seu lirismo fora do convencional fazem de Microbe & Gasoline um filme adorável e com um frescor contagiante.
 
Leia as declarações do diretor sobre o filme e seu viés autobiográfico.
 
Sobre até que ponto sua memória pessoal teve influência na história.
 
“Foi  muito fácil escrever o roteiro porque ele fazia parte das minhas memórias.  Quando os personagens começaram a existir eu podia ouvir suas vozes. Só precisava digitar no teclado o que já estava na minha mente”,
 
Sobre  o viés intimista da história.
 
“Esse tom foi intencional, eu queria mesmo fazer um filme assim. Depois que fiz “Espuma dos Dias”, eu tinha medo de não ser capaz de contar uma história de forma mais convencional. Por isso, eu precisava e queria fazer um filme mais íntimo, mais focado”.
 
Sobre o personagem que é inspirado em suas memórias de infância
 
“Como ele, eu era mesmo um adolescente muito tímido. Embora meus amigos sempre digam que desde muito jovem eu já tinha um pouco esse temperamento que direciona os acontecimentos e mobiliza outras pessoas”.
 
Sobre o que mudou para ele após a realização de Microbe & Gasoline
“Realizar o filme significou a concretização de um sonho”.