Festivais - NOVO FILME DE JONZE ENCERRARÁ FESTIVAL DE NOVA YORK
     
 

09.08.13

Myrna Silveira Brandão

Her, de Spike Jonze, terá sua première mundial como o filme de encerramento da 51ª edição do Festival de Nova York (27.09 a 13.10). O filme é uma love story que explora a natureza envolvente – e os riscos – da intimidade do mundo moderno

Ao manifestar sua satisfação em ter a estreia de Her no evento, Kent Jones, diretor do festival disse que o filme é delicado, corajoso e engraçado.
“Como muitos espectadores, eu estou sempre esperando trabalhos surpreendentes  de Jonze, mas Her é algo totalmente novo em cinema. O filme – sobre pessoas solitárias e inteligência artificial – é mágico, a narrativa é de tirar o fôlego, Joaquin Phoenix continua a ser um dos atores mais originais do cinema, Rooney Mara e Amy Adams estão inesquecíveis, e a voz de Scarlett Johansson vai tocar a todos”, resumiu. 
 
Roteirizado por Jonze, Her é locado em Los Angeles, num futuro próximo, e segue Theodore Twombly (Phoenix), um homem complexo e sensível cujo trabalho é  escrever cartas pessoais e tocantes para outras pessoas. 
 
Amargurado depois do fim de um longo relacionamento, ele acessa um novo sistema virtual, onde encontra “Samantha” (Johansson), uma voz feminina brilhante, sensível e muito engraçada. Na medida em que seus desejos e necessidades crescem, a amizade dos dois se transforma em amor. 
 
Lembrando que o seu bem sucedido Quero ser John Malkovich teve sua première americana no NYFF, Jonze expressou o quanto está satisfeito com essa seleção.
“Estou muito feliz que Her tenha sua estreia na cidade de Nova York e é uma alegria retornar ao evento”, ressaltou.
 
Rose Kuo, Diretora Executiva do Filme Society of Lincoln Center também registrou o fato de ter o filme na sessão de gala de encerramento.
 “Ao lidar com marionetes tragicômicas e um homem vivendo seu caso de amor único, o visionário diretor Spike Jonze mostrou ser um poeta desse nosso mundo cada vez mais pós-humano. Estamos muito honrados de poder tê-lo conosco nesta edição”, reiterou.
 
Conforme já divulgado, Captain Phillips,  de Paul Greengrass, estrelado por Tom Hanks, terá sua première mundial como o filme de abertura do NYFF.
A programação completa deverá ser divulgada no final de agosto.