Festivais - FILME SOBRE MILES DAVIS ENCERRA NYFF
     
 

PUBLICADA EM 11.10.15

Carlos Augusto Brandão

Miles Ahead, dirigido pelo ator Don Cheadle, teve sua première mundial no último sábado (10.10) como o filme de encerramento da 53ª edição do Festival de Nova York.

O filme  que marca a estreia em longas de Cheadle, acompanha a história do lendário músico Miles Davis.   
 
Kent Jones, diretor do NYFF, disse que admira Cheadle por todas as decisões inteligentes que tomou para fazer o filme.
 
“Mas, além disso, eu fiquei profundamente comovido por outras razões.  Como ator, roteirista, diretor e um amante da música de Miles, Don sabe  que estratégias bem planejadas apenas levam a pontos secundários do projeto, mas no final das contas, o próprio envolvimento e atenção a cada momento e a cada detalhe é que levam um filme à vida”, afirma.  
 
Cheadle, por sua vez, manifestou sua satisfação pelo fato de o comitê de seleção ter escolhido o filme.
 
“É muito gratificante que todo o trabalho duro que tivemos para fazer esse filme, tenha nos trazido até aqui. A música de Miles engloba tudo, é pra frente, expansiva e Nova York é realmente o local em  que ele fez tudo.  Alice Tully Hall, Lincoln Center... são realmente os lugares certos e no momento certo”, ressaltou.
 
Primeiro filme realizado sobre o músico (1926-1991), que revolucionou o jazz para sempre, é um projeto no qual Cheadle colocou todos os seus esforços, não apenas atuando, mas também como responsável pela direção, roteiro e produção.
 
A trama foca o período entre 1974 e 1979 em que Davis estava afastado dos palcos e dos estúdios e teve a ajuda de um jornalista (interpretado por Ewan McGregor), para voltar à ativa. 
 
O elenco também conta com Emayatzy Corinealdi no papel de Francis Taylor, primeira esposa de Davis.
 
Para fazer o filme, o diretor  abriu uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro para os custos.
 
No vídeo que elaborou para a campanha, ele conta que Davis rejeitava o termo “jazz” como representante do trabalho dele, preferindo  dizer que fazia música social, termo com o qual Cheadle se alinhou para dar início ao “crowdfunding”.
 
“É bom para este filme que a sua produção tenha sido  feita através de uma experiência social”, afirma Cheadle, que evitou realizar uma biografia no estilo convencional.
 
“Eu não queria fazer um filme de forma comum sobre um artista tão singular como ele foi. Se tivéssemos contado a história de uma forma cronológica, mataríamos o filme, porque teríamos ficado presos aos momentos específicos que coincidissem com sua música. Meu desejo era fazer um filme que Davis iria gostar de estrelar”, afirma Cheadle, que tem um excelente desempenho vivendo o protagonista.
 
“Miles Ahead” tem tudo para ser um sério candidato ao Oscar 2016.