Festivais - MERYL STREEP SERÁ PRESIDENTE DO JÚRI DA BERLINALE
     
 

PUBLICADA EM 14.10.15

Carlos Augusto Brandão

A atriz americana, três vezes vencedora do Oscar, será Presidente do Júri da próxima 66ª edição do Festival de Berlim (11 a 21.02.16).

Será a primeira vez, na sua longa carreira, que ela fará o papel de jurado num festival de cinema.
 
Ao fazer o anúncio, Dieter Kosslick, diretor da Berlinale, manifestou sua satisfação com a indicação.
 
“Meryl Streep é uma das mais criativas e multifacetadas atrizes de nossas telas. Como reconhecimento do nosso entusiasmo com seu talento extraordinário, nós demos a ela o Urso de Ouro Honorário  em 2012 pelo conjunto da obra. Eu estou muito feliz que Meryl esteja retornando a Berlim para ser a Presidente do Júri Internacional”, disse Kosslick.
 
Streep  já trabalhou em mais de 40 filmes e é considerada uma das atrizes mais talentosas e versáteis do cinema.  Recebeu inúmeros prêmios,  incluindo o fato inédito de ter recebido 19 indicações ao Oscar tendo ganho três vezes.  
 
O primeiro Oscar foi com Kramer vs. Kramer, de Robert Benton (1979); o segundo com o comovente desempenho em A Escolha de Sofia, de Alan J. Pakula (1982); e o  terceiro com A Dama de Ferro, de Phyllida Lloyd (2011).
 
Entre outros destaques, estrelou a comédia romântica Manhattan, de Woody Allen (1979); A Mulher do Tenente Francês, de Karel Reisz (1981); Silkwood, o Retrato de uma Coragem,  de Mike Nichols (1983); As Pontes de Madison, de Clint Eastwood (1995); e As Horas, de Stephen Daldry (2002) que, juntamente com Julianne Moore e Nicole Kidman, ganhou o Urso de Prata de melhor atriz.
 
 
“É uma enorme emoção retornar ao festival sob qualquer circunstância, mas é com grande satisfação que eu espero por esse trabalho no júri.  A responsabilidade é  assustadora,  uma vez que eu nunca fui presidente de nada antes. Espero que possa estar  à altura dos brilhantes júris que me precederam.  Obrigada pela honra”, declarou a talentosa atriz de 66 anos.