Festivais - FILME SOBRE ARTISTA CHINÊS ABRE DOCUMENTÁRIO MUNDIAL
     
 

PUBLICADA EM 22.01.16

Carlos Augusto Brandão

Sky Ladder: A Arte de Cai Guo-Qiang, de Kevin Macdonald é o filme de abertura da Mostra Documentário Mundial no Festival de Sundance.

Guo Qiang é um artista eletrizante que cria desenhos de enormes fogos de artifício, destinado a unir a filosofia oriental e questões sociais contemporâneas.
 
Depois de ter atingido o auge do mundo global de arte com seus eventos de explosão de desenhos, o artista contemporâneo chinês mundialmente famoso ainda está buscando mais.
 
Projetado internacionalmente  pela  abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de Beijing 2008, Cai Guo-Qiang explora as conexões entre o humano e o cósmico, destruição e criação, o eterno e o efêmero.
 
O filme acompanha o artista em todo o mundo e como ele cria em grande escala, novos trabalhos visualmente deslumbrantes com explosivos.  Além disso, traça sua ascensão de uma criança comum crescendo na China durante a Revolução Cultural para o astro da arte que é hoje. 
 
Com acesso irrestrito, o cineasta Kevin Macdonald combina reflexões íntimas do artista com entrevistas de amigos, familiares e membros do mundo da arte.
 
O processo artístico de Cai culmina na realização final de um propósito perseguido ao longo da vida.  Sky Ladder, um visionário e explosivo evento que ele busca em sua cidade natal na China, após 20 anos de tentativas fracassadas. 
 
Soberbamente construído, o luminoso filme de Macdonald captura para a posteridade o brilho de um artista cuja obra efêmera é, por sua natureza, do momento presente.