Festivais - O IRREVERENTE ESTILO DE TODD SOLONDZ
     
 

PUBLICADA EM 26.01.16

Carlos Augusto Brandão

Em 1996, há exatos vinte anos atrás, Todd Solondz foi sensação no Festival de Sundance com “Bem vindo à Casa de Bonecas”.

O filme ganhou o Grande Prêmio do Júri e, posteriormente conquistou inúmeros outros, inclusive o da Confederação de Artes no Festival de Berlim, onde foi selecionado para a Mostra Fórum naquele ano. 
 
Desde então, ele passou a ser reconhecido como uma das vozes mais intransigentes e irreverentes do cinema.
 
Ele agora está de volta ao Sundance com “Wiener Dog”, lançado dia 22 no suntuoso Eccles – maior cinema de Park City – e ontem no cavernoso Egyptian.  
 
Selecionado para a Mostra Première, o filme conta a história de várias pessoas que se inspiram e têm a vida alterada por um cachorro da raça Basset Hound, que parece espalhar conforto e alegria.
 
Melhor amigo do homem, o animal começa ensinando a um menino algumas lições de vida, antes de ser levado por um técnico veterinário chamado Dawn Wiener.
 
Dawn se reúne com alguém do seu passado e parte em uma viagem pela estrada se encontrando no caminho com alguns deprimidos Mariachis. Em seguida, encontra um professor de cinema, bem como uma mulher idosa amargurada e sua neta, todos necessitando por algo mais.
 
Wiener-Dog é puro estilo Solondz, repleto de observações brilhantemente verdadeiras sobre a condição humana.  O diretor tem uma habilidade única de encontrar humor nos assuntos mais obscuros, jogando empática luz sobre eles.