Festivais - SUNDANCE ANUNCIA VENCEDORES
     
 

PUBLICADA EM 31.01.16

Carlos Augusto Brandão

O Festival de Sundance anunciou ontem à noite (30.01.16) os vencedores dos troféus independentes de sua 32ª edição.

A cerimônia teve como anfitrião Taika Waititi  (diretor de Hunt for the Wilderpeople, que teve première no festival).  
 
The Birth of a Nation, de Nate Parker, foi o grande vencedor da noite.  O filme repetiu o feito do ano passado,  ganhando ao mesmo tempo o Grande Prêmio do Júri e o da Audiência da Mostra Americana de Drama.
 
O filme – que era um dos favoritos e tinha tido uma ótima receptividade em todas as sessões do festival –  é a história de um escravo que lidera um movimento de libertação em 1831 na Virginia, resultando em uma violenta reação dos brancos.
 
Weiner, de Josh Kriegman e Elyse Steinberg ganhou o Grande Prêmio do Júri da Mostra Americana de Documentários. Tendo tido completo acesso à campanha para prefeito de Nova York de  Anthony Weiner, o filme revela a história humana atrás das cenas de um escândalo político e oferece um olhar sem filtros de quanto as políticas hoje em dia são dominadas pelo espetáculo.
 
O Prêmio do Júri da competitiva dramática para filmes estrangeiros (Cinema Mundial) foi para Sand Storm, de Elite Zexer (Israel) sobre a luta de duas mulheres beduínas para, cada uma à sua maneira, mudar as regras de sua cultura.
 
Já na competitiva de documentários para filmes estrangeiros  (Documentário Mundial) o Prêmio do Júri foi para Sonita, de Rokhsareh Ghaem Maghami (Alemanha / Iran / Suíça).  Através da história de Sonita, o filme fala de mulheres afegãs e seu destino de, desde crianças, serem  escolhidas como noivas para desconhecidos. Sonita descobre que sua família planeja vendê-la por US 9 mil para casar com um homem que ela nem conhece.
 
Daniel Scheinert e Daniel Kwan ganharam  o prêmio de  melhor diretor da competição dramática americana com  Swiss Army Man.  Em documentário americano, o melhor diretor foi Roger Ross Williams por Life, Animated
 
Michal Marczak foi o melhor diretor em Documentário Mundial com All These Sleepless Nights (Polônia). E em Cinema Mundial, o melhor diretor foi Felix van Groeningen por Belgica (Bélgica, França)
 
Prêmios de Audiência
 
Para Mostra Americana de Documentário – Jim: The James Foley Story, de Brian Oakes
 
Para Mostra Americana de Drama – The Birth of a Nation, de Nate Parker
 
Para Mostra Mundial de Documentários – Sonita, de Rokhsareh Ghaem Maghami
 
Para Mostra Mundial de Drama – Between Sea and Land, de Carlos del Castillo (Colômbia) – sobre  Alberto, um deficiente físico que vive com sua mãe e seu maior sonho de  conhecer o mar.
 
O vencedor da Mostra Next, que segundo o festival premia “puros e arrojados trabalhos que se distinguem por uma abordagem inovadora na forma de contar histórias”, foi First Girl I Loved, de Karem Sanga.