Festivais - SUNDANCE 2016 - BALANÇO
     
 

PUBLICADA EM 31.01.16

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Sundance teve seu encerramento ontem à noite numa festa de gala com os premiados desta edição.

Como já divulgado, o  Grande Prêmio do Júri, troféu mais importante do evento foi conquistado por The Birth of a Nation, de Nate Parker.  O filme repetiu o feito do ano passado,  ganhando ao mesmo tempo o Grande Prêmio do Júri e o da Audiência.
 
Criado pelo ator e diretor Robert Redford, que em 1985 transformou a então pequena mostra US Film Festival no megaevento que hoje movimenta milhões de dólares, o Festival de Sundance tornou, mais uma vez,  a estação de esqui, nesses onze dias, na capital da indústria do cinema.
 
A edição 2016 foi marcada por temas globais que deram o tom e os documentários continuaram em alta.  Vários habitues  retornaram ao festival como Werner Herzog, Spike Lee, Todd Solandz, Ira Sachs, Rebecca Miller, Fenton Bailey e Randy Barbato.
 
E, mais uma vez, nomes famosos deram força aos independentes como Daniel Radcliffe, Julianne Moore entre outros.  
 
O Festival apresentou  um total de 120 longas-metragens, 98 em estreia mundial representando 37 países. 
 
John Cooper, diretor do festival, disse que os filmes da edição 2016 foram  bem diferentes do ano em que o Sundance começou há trinta anos atrás.
 
“Hoje eles são bem mais audaciosos, mas o importante é que eles mantêm o espírito independente”, ressaltou Cooper, afirmação que vêm de encontro á  máxima que já havia sido colocada na abertura do evento por Redford em sua entrevista coletiva. 
 
“O cinema independente sobrevive porque tem valor”.