Festivais - FRITZ LANG É DESTAQUE NA BERLINALE CLASSICS 2016
     
 

PUBLICADA EM 04.10.15

CarlosAugusto Brandão

Destiny, de Fritz Lang, terá première mundial de sua versão digital na 66ª edição do Festival de Berlim, como parte da Berlinale Classics.

A restauração do clássico de 1921, para um novo suporte em alta resolução digital (2015/2016) pela Fundação Friedrich Wilhelm Murnau, teve a curadoria e a coordenação do especialista Anke Wilkening. 
 
O filme (que no Brasil tem o título de “A Morte Cansada”) foi lançado em 1921 – mas não em P&B.  Utilizando film tinting and toning, a produção chegou aos cinemas em cores.  Recriando the tints, os restauradores foram capazes de reinterpretar Destiny em excelente qualidade e lhe dar nova vida.
 
A estreia da versão digitalizada em 12 de fevereiro no Friedrichstadt-Palast terá também uma première musical:  o compositor Cornelius Schwehr foi comissionado pela ZDF/ARTE para criar uma nova trilha para Destiny que é commensurate with the film classic’s diversity of style.
 
Os 70 membros da Orquestra Sinfônica de Berlim, liderados pelo celebrado maestro Frank Strobel, acompanharão o lançamento com essa nova trilha. 
 
Frank Strobel e a RSB tiveram uma última apresentação na Berlinale em 2012 quando October, de Sergei Eisenstein foi apresentado, logo após ter sido restaurado.
 
Rainer Rother, diretor do programa da Retrospectiva expressou sua satisfação com a sessão de um filme de Lang.
 
“Fritz Lang é um dos maiores diretores alemães e eu estou especialmente feliz que nossas audiências tenham a oportunidade de descobrir sua obra prima Destiny em brilhante nova versão digital  e com um igualmente brilhante acompanhamento musical”, disse Rother, que é também diretor artístico da Cinemateca Alemã.
 
A restauração do filme pela Fundação Wilhelm Murnau foi possível com o patrocínio de Bertelmann, e com fundos do Federal Government Commisioner for Culture and the Media.
 
O material base utilizado para a restauração digital foi um negativo duplicado em 35mm em P&B, do Museu de Arte Moderna de Nova York.  Os intertítulos foram reconstruídos pelo Museu do Filme de Munique, usando “blitz titles”, de uma cópia que estava numa fundação em Moscou, na Rússia.
 
O scanner e a reconstrução da imagem digital em  resolução 2K  foram completados pela L’Immagine Ritrovata, de Bolonha.
 
A versão restaurada digitalmente tem 98 minutos e celebrará sua première na televisão em 15.02.16 no canal ARTE.  Haverá acesso limitado para a imprensa da trilha sonora de Destiny pela RSB, em 07 de dezembro de 2015.