Festivais - A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY
     
 

06.10.13

Carlos Augusto Brandão

Stiller é aplaudido e diverte a plateia no NYFF

Nova York 

Com o status de “filme destaque”,  The Secret Life of Walter Mitty,  de Ben Stiller,  foi mostrado  em première mundial na 51ª edição do Festival de Nova York.

Ken Jones, diretor do festival, destacou a satisfação de ter o filme como peça central do evento.

“Ben Stiller tornou ainda maior  o conto popular de James Thurber e construiu um épico cômico e lírico, baseado nas realidades e preocupações dos dias de hoje. Ben está ótimo no papel principal, Kristen Wiig está quase mágica como a mulher de seus sonhos e é muito bom  ver Shirley MacLaine em grande forma. The Secret Life of Walter Mitty é uma ótima viagem e fiquei emocionado de ter conseguido estrear o filme como nossa “Centerpiece”, declarou.

O filme traz para as telas a  história escrita por James Thurber (publicada pela primeira vez em 1939 no The New Yorker) sobre Walter Mitty, um sonhador que sai do anonimato e entra num mundo de fantasias cheio de heroísmo, romance e ação.  Quando seu emprego e o de sua colega (Kristen Wiig) são ameaçados, Walter cai na real e embarca numa viagem que se transforma numa aventura muito mais extraordinária do que ele poderia imaginar.

Também estão no elenco Adam Scott, Kathryn Hahn, Patton Oswalt, Sean Penn e a veterana Shirley MacLaine.

Fazer um filme sobre a vida de Walter Mitty é um projeto antigo de Stiller, desde que o roteiro original chegou às suas mãos. A proposta inicial  era fazer um remake da primeira adaptação para o cinema de 1947 – O Homem de Oito Vidas,  de Norman Z. McLeod com Danny Kaye vivendo Mitty. Mas depois o projeto tomou outro rumo.

“Li o roteiro e fiquei pensando que, excluindo os fãs mais ardorosos de Danny (Kaye) Walter Mitty não é um filme presente no imaginário do grande público. Assim, eu não conseguia ver  relevância em levar novamente aquela comédia rasgada para o cinema. Steven (Steven Conrad, roteirista de À Procura da Felicidade) e eu decidimos então criar algo completamente diferente e  mais próximo do livro de Thurber”, conta o diretor explicando porque decidiu dar outro tom ao viés humorístico da história.

“Esse é o filme que sempre sonhei fazer um dia. Queria também que fosse meu filme mais bonito e que tivesse um determinado tom. Sem problemas se ele também for engraçado, mas a comédia, desta vez está a serviço da emoção e da história do Walter. Como em meus outros filmes, o humor está presente, mas não é mais o fio condutor”, ressalta.

Stiller concorda plenamente que seu filme estabelece muitas conexões com o trabalho de Wes Anderson (Os Excêntricos Tenenbaums).    

“Desde Pura Adrenalina (1996), Wes inventou um jeito novo de filmar, com uma estética visual única. Nós dois somos fãs dos mesmos diretores, crescemos vendo os mesmos filmes. As obras de Wes e de alguns cineastas da mesma época ficaram na minha mente e conduziram minha câmera para fazer Mitty”, conclui o diretor destacando o significado de lançar seu filme no NYFF. 

“É uma honra estrear The Secret Life of Walter Mitty aqui no festival. Eu cresci há alguns quarteirões do  Riverside Drive (avenida perto do Lincoln Center), eu não poderia ficar mais feliz com a première no evento”.