Festivais - BERLINALE TALENTS TEM PROGRAMA ABRANGENTE
     
 

PUBLICADA EM 14.01.2016

Myrna Silveira Brandão

Um total de 300 cineastas emergentes em cinema e séries de 79 países participarão da 14ª edição do Berlinale Talents.

Eles tomarão parte em programas cobrindo 100 eventos, muitos abertos ao público. Meryl Streep, Presidente do Júri, confirmou sua presença.   Ela será uma dos 150 renomados especialistas que darão aulas e workshops.  Berlinale Talents acontecerá de 13 a 18 de fevereiro.
 
Os 300 talentos foram escolhidos num grupo de 2.761 aplicações, de 137 países.  Eles são profissionais dos campos de direção (132), produção (63), atuação (17), roteiro (10), fotografia (20), edição (15), cenografia (12), crítica (8), vendas e distribuição (9), som (6), e trilha sonora (8). 
 
Entre os 300 jovens, 40 participação com trabalhos já em desenvolvimento que tinham sido selecionados para o Projeto de Laboratório nas categorias documentário, ficção, curtas-metragens e series da web.
 
O Diretor do Festival Dieter Kosslick é um entusiasta sobre os talentos. 
 
“Esses 300 jovens e criativos cineastas, aspiram a ser o melhor em seus campos.  Um total de 58 diretores já tinham sido envolvidos previamente em edições da Berlinale.  Berlinale Talents é a plataforma ideal para suportar novos talentos.  É uma honra que a Comissionada  da Cultura e Mídia do Governo Federal Monika Gruütters, tenha apoiado financeiramente esta iniciativa de sucesso neste ano”, disse Kosslick.
 
A grande variedade dos profissionais envolvidos é uma das características da Berlinale Talents, que mostra uma grande multiplicidade de perspectivas em seus documentários ou filmes ficcionais.