Festivais - KEN LOACH GANHA PALMA DE OURO EM CANNES
     
 

PUBLICADA EM 22.05.2016

Carlos Augusto Brandão

O Festival de Cannes divulgou os vencedores de sua 69ª edição.

O júri, presidido pelo diretor australiano George Miller (Mad Max – Estrada da Fúria) concedeu a Palma de Ouro para I, Daniel Blake de Ken Loach.
 
Ao receber o prêmio, o cineasta britânico, conhecido por filmes de viés político e social, não perdeu a chance de fazer um manifesto humanista contra a economia global.
 
“A Palma para meu filme é a prova de que outro mundo é possível”, disse um visivelmente surpreso Loach, defendendo a existência do festival como espaço de resistências.
 
O filme – que tinha sido muito aplaudido na gala, no Palais –  segue um idoso que, após sofrer um ataque cardíaco e ser impedido de trabalhar, luta contra a burocracia para receber os benefícios legais a que tem direito.
 
Aquarius, de Kleber Mendonça, que concorria à Palma, não recebeu prêmios, mas o filme do diretor pernambucano foi muito bem recebido pela crítica e pelo público.
 
O Brasil estava na disputa da Palma de Ouro também com o curta-metragem A Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda, que ficou com o Prêmio Especial do Júri em sua categoria, vencida por Timecode, do espanhol Juanjo Gimenez. 
 
O documentário Cinema Novo, de Eryk Rocha venceu o Olho de Ouro, prêmio criado em 2015 para documentários participantes de todas as seções da programação oficial de Cannes.
 
O francês Olivier Assayas com  Personal Shopper e o romeno Christian Mungiu com  Graduation, dividiram o prêmio de direção.  
  
Shahab Hosseini ficou com o troféu de melhor ator por The Salesman, do iraniano  Asghar Farhadi e Jaclyn Jose foi eleita melhor atriz por seu trabalho em Ma’Rosa, do filipino Brillante Mendoza.
 
The Salesman saiu de Cannes com dois prêmios ganhando também o de  melhor roteiro para Farhadi.
 
Elle, de Paul Verhoeven e Toni Erdmann, da alemã Maren Ade (França e Alemanha) eram favoritos, mas saíram sem prêmios do júri.
 
Maren, contudo não saiu de mãos vazias, levando o importante prêmio da crítica da FIPRESCI (Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica).
 
 
PRINCIPAIS PRÊMIOS
 
Palma de Ouro – I, Daniel Blake, de Ken Loach
 
Grande Prêmio do Júri – It’s Only the End of the World, de Xavier Dolan
 
Prêmio do Júri – American Honey, de Andrea Arnold
 
Direção – Olivier Assayas, por Personal Shopper e Christian Mungiu, por Graduation
 
Ator – Shahab Hosseini, por The Salesman, de Ashgar Farhadi
 
Atriz – Jaclyn Jose, por Ma’Rosa, de Brillante Mendoza
 
Roteiro – Ashgar Farhadi, por The Salesman