Festivais - DOCUMENTÁRIO ABRIRÁ FESTIVAL DE NOVA YORK
     
 

PUBLICADA EM 19.07.16

Carlos Augusto Brandão

“The 13º”, de Ava Duvernay (“Selma: uma Luta pela Igualdade”) será mostrado em première mundial, como o filme de abertura do Festival de Nova York.

Pela primeira vez, um documentário abrirá o NYFF, que está completando sua 54ª edição.
 
Com uma narrativa focada na história de desigualdade racial nos Estados Unidos, o filme mostra como o país tem a maior taxa de encarceramento do mundo, com a maioria dos presos sendo afro-americanos.
 
O título do documentário refere-se à 13ª Emenda à Constituição que diz: “Nem a escravidão nem a servidão involuntária, exceto como uma punição para o crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado, deve existir dentro dos Estados Unidos, ou em qualquer lugar sujeito à sua jurisdição”.
 
Ao fazer o anúncio, Kent Jones, diretor do Festival de Nova York e também do Comitê de Seleção, disse que os horrores do encarceramento em massa e a indústria de prisão nos EUA, são trazidos à tona com incrível lucidez pela diretora.
 
“Enquanto eu estava assistindo ao filme, eu senti como se estivesse experimentando algo raro. Na verdade, Ava está realmente tentando redefinir as condições para questionarmos: onde estamos, como chegamos até aqui, e para onde estamos indo.  “The 13º” é um grande filme e também um verdadeiro ato de patriotismo”, afirmou Jones.
 
“É uma verdadeira honra para mim e meus colaboradores a estreia de “The 13th” na noite de abertura do Festival de Nova York”, devolveu Ava Duvernay.
 
“Este filme foi feito como uma resposta às minhas próprias perguntas sobre como e por que os EUA se tornaram a nação com o maior número de encarcerados no mundo, como e por que nós consideramos alguns dos nossos cidadãos como inerentemente criminosos, e como e por que pessoas boas permitem que esta injustiça continue acontecendo geração após geração.  Agradeço a Kent Jones e a comissão de seleção por me convidarem para compartilhar o que aprendi”, ressaltou Duvernay. 
 
Com uma potente mistura de imagens de arquivo, depoimentos de importantes vozes –  incluindo Michelle Alexander, Bryan Stevenson, Van Jones, Newt Gingrich, Angela Davis entre outros – e uma deslumbrante variedade de ativistas, políticos, historiadores e homens e mulheres anteriormente encarcerados, Duvernay cria uma obra de grande síntese histórica.
 
O Festival de Nova York acontecerá de 26 de setembro a 10 de outubro.