Festivais - FESTIVAL DE NOVA YORK DIVULGA POSTER DA EDIÇÃO 2016
     
 

PUBLICADA EM 24.07.16

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Nova York divulgou o pôster de sua 54ª edição, que acontecerá de 30 de setembro a 16 de outubr

 O pôster foi desenhado pelo aclamado diretor tailandês  Apichatpong Weerasethakul.
 
Ao fazer o anúncio, Kent Jones, diretor do NYFF, disse que Apichatpong é mais do que uma “lógica” escolha para fazer o  pôster.
 
 “Ele é um dos maiores cineastas mundiais e tem um trabalho incrível com artes visuais.  Eu sabia que ele enviaria algo extraordinário para nós: um pequeno mundo autossuficiente muito bem desenhado.  Quanto mais nos concentramos  na imagem, mais detalhes vemos e mais nosso sonho se amplia.  O NYFF teve muitos grandes cartazes desenhados por uma longa lista de grandes artistas, mas este é um dos melhores”, complementou Jones.
 
O renomado artista e cineasta tailandês, cujas obras lidam com a memória e sutilmente abordam questões políticas e sociais, tem tido uma relação muito  próxima com o festival por mais de uma década.
 
Quatro dos seus filmes foram selecionados para a mostra principal: Mal dos Trópicos  (2004), Síndromes e um Século (2006), o laureado com a Palma de Ouro  Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas  (2010) e Cemitério de Esplendor (2015).
 
Apichatpong  é também conhecido por seus curtas-metragens e instalações de arte.  Seu trabalho tem sido destaque em todo o mundo, incluindo exposições no New Museum, em NY, no Museu Nacional de Arte Moderna, em Paris, no Museu Irlandês de Arte Moderna e no  Museu de Cinema de Munique, entre outros.
 
Seus troféus incluem o Prêmio Sharjag Biennial (2013), o Prêmio Yanghyun (2014), na Coréia do Sul e o Prêmio Silpatorn da Cultura, do Ministério Tailandês.