Festivais - A INICIAÇÃO DE RIVETTE
     
 

PUBLICADA EM 29.09.16

Myrna Silveira Brandão

No início de 2016, Véronique Rivette descobriu alguns curtas-metragens de Jacques Rivette e iniciou um esforço para recuperá-los.

Os filmes: Aux quatre coins (1949) com  20 minutos; Le Quadrille (1950), com 40 minutos; e Le Divertissemant (1952), com 45 minutos –  foram restaurados digitalmente pela Cinemateca Francesa.
 
Os três curtas-metragens que oferecem uma visão fascinante dos primeiros estágios de desenvolvimento artístico do consagrado diretor fazem parte da Mostra Revivals da 54ª edição do Festival de Nova York.
 
Realizados ao final da Nouvelle Vague, o mestre francês explora temas e abordagens que posteriormente viriam definir sua inesgotável e rica obra.
 
Aux quatre coins é experimentação visual pura, enquanto Le Quadrille, co escrito e co-estrelado por um novato Jean-Luc Godard, é um drama com dois homens e duas mulheres em um quarto, suas relações expressas num jogo de olhares sugestivos e o apagar e acender de cigarros.
 
Le Divertissement é um labirinto de intrigas no mais autêntico estilo Rivette.
 
Juntos, esses filmes oferecem uma perspectiva  sobre a criatividade de Rivette antes de sua passagem no Cahiers du Cinéma e sua incomparável carreira como diretor.
 
Os filmes foram restaurados por Les Films du Veilleur e a Cinemateca França, em parceria com a Cinemateca de Tolouse, o Laoratório Hiventy, o Festival Côté Court e o Fórum de Imagens Mairie de Paris, com o apoio do CNC.  Um agradecimento especial a Véronique Rivette e Samantha Leroy e Emilie Cauquy (Cinemateca Francesa).